Visível em apenas alguns lugares do país e do mundo, o céu de Santa Catarina foi um dos privilegiados com a visão do eclipse solar que aconteceu na quarta-feira (2). O eclipse pôde ser visto de forma parcial na região catarinense e, algumas pessoas, conseguiram fazer registros do fenômeno em fotos de tirar o fôlego.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Conforme a Agência Brasil, o eclipse solar anular conhecido também como “Anel de Fogo”, poderia ser visto em estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul. O fenômeno foi visto por parte das cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, os municípios do Sul do país e, também, no Chile e Argentina.

Em Canoinhas, por exemplo, os moradores puderam contemplar o eclipse solar. Fátima Santos é fotógrafa e fez imagens espetaculares que mostram detalhes do fenômeno. 

Continua depois da publicidade

“Consegui fotografar o eclipse do sol por pura sorte. Surgiu por entre as nuvens por pouco tempo. Simplesmente maravilhoso”, contou Fátima nas redes sociais.

Eclipse Solar Parcial

O eclipse do Sol é provocado quando a Lua posiciona-se entre a Terra e o Sol criando uma sombra sobre parte do planeta. O eclipse da quarta-feira foi parcial, deixando apenas uma parcela do Sol visível. Além disso, a visualização em SC não foi a do famoso “Anel de Fogo”, já que aqui o fenômeno visto se assemelha a uma “bolacha mordida”.

A observação do eclipse não deve ser feita sem proteção, pois a radiação solar pode causar danos à visão. Também não é recomendado apontar as câmeras do celular diretamente para o sol, pois a luminosidade pode prejudicar os sensores do eletrônico. Para maior segurança recomenda-se a utilização de filtros de vidro de solda, por exemplo.

Leia também

Homem em cadeira de rodas é flagrado descendo serra de Joinville: “Estava treinando”

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”

Caminhão bate no muro de contenção, motorista faz manobra e é salvo por área de escape da BR-376