Uma fotografia divulgada no dia 26 de março pela KCNA (Agência Central de Notícias Coreana, na sigla em inglês), que mostra exercícios de defesa navais conduzidos pela Coreia do Norte na costa leste do país, foi manipulada, divulgou hoje o blog Correspondant, da Agence France Presse (AFP). É uma de uma dúzia de imagens e vídeos divulgados nas últimas semanas, que, mesmo para os belicosos padrões de Pyongyang, representam um novo nível de medição de poder, especialmente contra os Estados Unidos “imperialistas” e seus “fantoches” na Coreia do Sul.
Continua depois da publicidade
Uma análise cuidadosa com um software forense chamado Tungstene, no entanto, revela que a imagem foi manipulada. Muitos dos navios foram adicionados digitalmente, provavelmente em um esforço para tornar mais assustadora a frota de embarcações da Coreia do Norte. Foi um cliente que alertou a AFP de que as fotografias do exercício pudessem ser manipuladas. Um exame minucioso confirmou as suspeitas.
Episódios similiares aconteceram em 2011, quando uma foto manipulada mostrava o cadáver de Osama bin Laden, abatido durante operação militar americana. Em 2007, diversos portais de notícias também deram destaque a uma foto alterada do desastre aéreo do voo TAM 3054, cuja aeronave chocou-se contra um depósito de cargas da mesma empresa no aeroporto de Congonhas.