Imagens de drone feitas na manhã desta quarta-feira (22) mostram os estragos causados por mais uma enchente que assolou Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. Fotos do cinegrafista Adriano da Nahaia, da NSC TV, revelam uma cidade tomada pela lama dias após enfrentar a segunda maior cheia do município. À meia-noite do dia 17 de novembro, vale lembrar, o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 13,04 metros, menos só do que 1983, quando as águas bateram o índice de 13,58 metros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Um dos bairros mais afetados foi o Canoas. Nas imagens que você confere abaixo, é possível ver que pátios inteiros das casas foram cobertos pela água barrenta. Nem mesmo o Estádio Alfredo Krieck escapou dos prejuízos, com a grama virando um grande retângulo de barro. Ao todo, estima a prefeitura, ao menos 6,5 mil imóveis foram atingidos e 18,8 mil pessoas ficaram desalojadas.
Durante o ápice da enchente, a prefeitura estima, ainda, que ao menos 426 ruas registraram alagamentos por conta da elevação do nível do Rio Itajaí-Açu.
Veja imagens de drone de Rio do Sul
Fotos feitas pelo cinegrafista Adriano da Nahaia, da NSC TV, no bairro Canoas:
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (21), porém, Rio do Sul saiu da situação da enchente após sete dias com registro de alagamentos. Apesar do recuo do nível do rio com a trégua da chuva no começo dessa semana, a Defesa Civil da cidade está alerta em virtude da previsão de mais temporais entre o fim desta tarde e durante a quinta-feira. São esperados acumulados entre 50 e 90 milímetros nos dois dias. Com o cenário projetado, a prefeitura informou que a cota de inundação é de 12 metros e a de atenção, de 13 metros.
Essa foi a quinta enchente em Rio do Sul e começou na quinta-feira (16). O pico do Itajaí-Açu chegou a 13,04 metros no sábado (18), sendo a segunda maior inundação da história da cidade. Depois disso, a água começou a baixar lentamente, mas só nesta quarta (22) voltou à calha. Entretanto, a prefeitura frisa que as barragens acima da município estão com a capacidade de contenção comprometida.