Um mês para democratizar a arte da fotografia e sensibilizar públicos de todas as idades. Um mês para incentivar o diálogo entre artistas e promover o intercâmbio entre fotógrafos regionais e de outros lugares do Brasil. Um mês para incrementar a qualificação e formação fotográfica no Vale do Itajaí. É assim que a jornalista e artista visual Aline Assumpção define a primeira edição do Mês da Fotografia, evento que começa dia 27 de fevereiro na Furb e segue até 30 de março em vários pontos de Blumenau.

Continua depois da publicidade

>> Clique aqui e confira a programação das exposições do Mês da Fotografia <<

>> Clique aqui e veja quais são as atividades oferecidas no evento <<

Na programação, 46 atrações – entre exposições, oficinas, palestras, workshops, bate-papo e concurso – serão ministradas gratuitamente por mais de 40 fotógrafos. Participam do Mês da Fotografia nomes como Walter Firmo, Zig Koch, Guy Veloso e Fabi Wielewicki. As exposições e atividades ocorrem em locais como Teatro Carlos Gomes, Fundação Cultural de Blumenau, Aliança Francesa e em terminais urbanos de Blumenau.

Continua depois da publicidade

>> Concurso vai escolher olhares artísticos em Blumenau e região <<

Uma das produtoras da mostra, Aline diz que se passaram 10 anos desde a primeira ideia de fazer um evento totalmente dedicado à fotografia até a realização do sonho. Depois que o projeto deslanchou de vez, foram cerca de seis meses de organização. Para ela, o Mês da Fotografia abre portas para diferentes tipos de público:

– Procuramos garantir que o evento seja acessível e gratuito para que todos, independentemente de idade, classe social ou sociocultural, possam participar de uma forma ou de outra.

O evento é uma iniciativa do Ponto de Cultura Fotografia para Todos/Foto Clube Santa Catarina em parceria com a Liquidificador Comunicação e Arte.

Continua depois da publicidade