Neste mês de abril acontece a segunda edição do Comida di Buteco, concurso que vai eleger o “melhor botequim” de Joinville. O concurso ocorre em todo o Brasil. Na cidade do Norte catarinense, são 17 estabelecimentos disputam o título entre si.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

O concurso acontece entre os dias 5 e 28 de abril. Para participar, os estabelecimentos têm de ser “buteco raiz”, onde o dono está à frente do negócio. Através de votação popular será escolhido o melhor nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Nos cardápios, combinações de ingredientes regionais fazem parte dos pratos: carnes, frutos do mar, molhos e temperos locais. 

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Conheça os concorrentes

Continua depois da publicidade

Depois de ganhar a edição 2023, o Bar e Quadra de Esportes Adolfo, na Anita Garibaldi, inova e vem neste ano para a disputa com o “Picadão do Adolfo”, um picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho.

Para selecionar os 17 participantes, os organizadores estiveram em Joinville e visitaram um a um. Os butecos não pagam nada para participar do evento, precisam criar um petisco e, durante o mês de abril, o preço é tabelado, custando R$35. 

Mais sobre o Comida di Buteco

O Comida di Buteco ocorre em 45 cidades do Brasil e envolve mil participantes. Em Santa Catarina, participam também Blumenau e Florianópolis. Como funciona até o dia 28 de abril, os participantes serão avaliados pelo público, que recebe uma cédula de votação em cada um dos locais participantes, e por 3 jurados. Metade da nota final é definida pelo público e metade, pelos jurados. 

Com voto popular e de jurados é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: 

Continua depois da publicidade

  • Atendimento
  • Temperatura da bebida
  • Higiene
  • Petisco

O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil.

Leia também

“Melhor experiência”: conheça a casa com um dos aluguéis mais caros de Joinville

FOTOS: Saiba como adotar um dos cães de raça resgatados de canil clandestino em Joinville

“Sobreviver primitivamente”: catarinense conta sobre experiência no reality Largados e Pelados