Ao todo, 17 bares de Joinville participam da competição (Foto: Divulgação)
Neste mês de abril acontece a segunda edição do Comida di Buteco, concurso que vai eleger o “melhor botequim” de Joinville. O concurso ocorre em todo o Brasil. Na cidade do Norte catarinense, são 17 estabelecimentos disputam o título entre si.
O concurso acontece entre os dias 5 e 28 de abril. Para participar, os estabelecimentos têm de ser “buteco raiz”, onde o dono está à frente do negócio. Através de votação popular será escolhido o melhor nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Nos cardápios, combinações de ingredientes regionais fazem parte dos pratos: carnes, frutos do mar, molhos e temperos locais.
Budega Dona Francisca – Budega Skewers: são 6 espetinhos com 3 sabores de carnes, sendo frango, bovina e suína, recheados com queijo mussarela, empanados e fritos. Acompanha 2 tipos de molhos especiais da casa – (Foto: Divulgação)
Casa Amarela -Torresmo da Casa Amarela: torresmo à pururuca frito em pedaços, acompanha geléia de pimenta e limão – (Foto: Divulgação)
Casa Confraria – Agnoline da Nonna: agnolines de frango empanados e fritos. Acompanha molho de queijo gorgonzola reduzido no requeijão cremoso – (Foto: Divulgação)
8 – Clover Pub – Trevo da Sorte: petisco de bolinho de carne bovina, sticks de frango empanado e torresmo de panceta suína – (Foto: Divulgação)
Casa 97 – Brusquetas com tortilhas e salame: brusquetas com passata de tomates ao molho pesto, cheddar salame italiano e tortilhas sabor queijo nacho – (Foto: Divulgação)
HOLY MEAT – Tosta com pastrami: pão de fermentação natural tostado com manteiga e alho, sour cream, pastrami da casa desfiado, creme de queijo e picles de cebola roxa – (Foto: Divulgação)
Espaço Sabor – Bolinho de Feijoada: bolinho de feijão com ingredientes da feijoada tradicional, recheado com bacon e couve mineira – (Foto: Divulgação)
Empadas Jerke – Bolinho de carne recheado: bolinhos de carne recheados com bacon e provolone – (Foto: Divulgação)
San Julian Brew Pub – Costelícia do San Julian: bolinhos de costela desfiada com catupiry, recheado com mussarela, empanados e fritos – (Foto: Divulgação)
Petisqueira Caxias – Petisco Caxias: cubos de frango, aipim e bacon com molho de alcaparras – (Foto: Divulgação)
Mr. Lúpulo – Sabores do Brasil: porção composta por 4 bolinhos de feijoada e 4 bolinhos de Arroz com 3 queijos. A combinação do PF Brasileiro, em forma de petiscos. Acompanhado da tradicional pimenta da casa – (Foto: Divulgação)
Quintal Burger & Beer – Pork Heaven: Fatias de bacon enroladas em provolone com cubos de pernil, empanado na panko, acompanha molho barbecue e mostarda amarela – (Foto: Divulgação)
Restaurante do Paulinho – Pasteizinhos de Siri: pastelzinho de carne de siri acompanhado de vinagrete de tomate – (Foto: Divulgação)
Sul Bar – Chapeadinho Sul bar: uma chapa com alcatra em tirinhas acebolada e batata frita acompanhada de maionese verde, molho de pimenta e farofa – (Foto: Divulgação)
11 – Ovelha Negra Pub – Bolinho de vaca atolada: bolinho de mandioca cozida com costela desfiada, empanada com panko crocante e frito. Rua: Max Colin, 776 – América – (Foto: Divulgação)
Bar e Quadra de Esportes Adolfo – Picadão do Adolfo: picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho – (Foto: Reprodução)
Dovah Lanches e Shawarmas – bolinhos do Dovah: bolinhos de aipim recheado com costela desfiada – (Foto: Divulgação)
Continua depois da publicidade
Depois de ganhar a edição 2023, o Bar e Quadra de Esportes Adolfo, na Anita Garibaldi, inova e vem neste ano para a disputa com o “Picadão do Adolfo”, um picadinho de costela bovina ao molho de alho, acompanhado de torradas com maionese de repolho.
Para selecionar os 17 participantes, os organizadores estiveram em Joinville e visitaram um a um. Os butecos não pagam nada para participar do evento, precisam criar um petisco e, durante o mês de abril, o preço é tabelado, custando R$35.
Mais sobre o Comida di Buteco
O Comida di Buteco ocorre em 45 cidades do Brasil e envolve mil participantes. Em Santa Catarina, participam também Blumenau e Florianópolis. Como funciona até o dia 28 de abril, os participantes serão avaliados pelo público, que recebe uma cédula de votação em cada um dos locais participantes, e por 3 jurados. Metade da nota final é definida pelo público e metade, pelos jurados.
Com voto popular e de jurados é eleito o melhor boteco da cidade e, depois, o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em:
Continua depois da publicidade
Atendimento
Temperatura da bebida
Higiene
Petisco
O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o melhor boteco do Brasil.