O arquipélago Moleques do Sul, a 8 km de Florianópolis, é a única casa do preá-de-Moleques-do-Sul, um pequeno animal conhecido como o mamífero mais raro do mundo. Segundo o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a espécie figura entre os 20 pequenos mamíferos mais ameaçados do planeta e foi considerada Criticamente Ameaçada de Extinção em todos os níveis: global, nacional e estadual.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Com o nome científico de Cavia Intermedia, a população dessas espécies flutua entre 30 e 60 animais em toda a ilha. Segundo IMA, o pequeno mamífero evoluiu de outras espécies de preá que existia na região milhares de anos atrás e que ocorre até hoje no continente e cidades vizinhas, como as capivaras e os porquinhos-da-índia. 

Entretanto, foi somente em 1989 que os animais foram descobertos em Santa Catarina. Não há precedentes na ciência de populações com tamanho tão reduzido que tenham se mantido por tanto tempo, diz o IMA. 

Conheça o preá-de-Moleques-do-Sul

Continua depois da publicidade

Plano de Ação Estadual para Conservação do Preá-de-Moleques-do-Sul 

A expectativa de vida do preá-de-Moleques-do-Sul é de 400 dias, podendo chegar a 4 ou 5 anos. Eles possuem baixa diversidade genética, diz o IMA, sendo todos muito parecidos, como se fossem gêmeos idênticos. 

O arquipélago de Moleques do Sul, único local de ocorrência da espécie no planeta, é uma Zona Intangível do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Segundo a prefeitura de Florianópolis, é proibido o desembarque no local sem autorização prévia do IMA. 

Após cinco horas, bombeiros resgatam cão que ficou preso em bueiro de Criciúma 

“Mas para que ela continue existindo, há um amplo trabalho de preservação, incluindo o Plano de Ação Estadual para Conservação do Preá-de-Moleques-do-Sul, que envolve ações de monitoramento, patrulhamento periódico da ilha, além de um programa de educação ambiental envolvendo as comunidades pesqueiras, ambos coordenados pelo IMA”, diz a prefeitura. 

A ilha é fiscalizada pela Marinha, Polícia Ambiental e IMA.

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia mais

FOTOS: Satélites da Nasa mostram imagens da rara tempestade tropical no Sul do Brasil

Cheio de mistérios e isolado em ilha: presídio brasileiro não permitia fugas; quem tentava, morria afogado