É em Florianópolis que fica a única trilha arqueoastronômica oficialmente reconhecida do Brasil: é a trilha do Dólmen da Oração, na Barra da Lagoa. Há quem diga que este é um grande “portal energético” em plena Ilha de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A trilha é mantida pelo Instituto Multidisciplinar do Meio Ambiente e Arqueoastronomia (IMMA), que também organiza a visita guiada. O trajeto de cerca de 1,4 quilômetro leva a monumentos pré-históricos, com inscrições rupestres e que, mesmo há milhares de anos, já eram usados na astronomia.

O guardião da trilha é o pesquisador Adnir Ramos, que redescobriu, em 2002, as pedras sobrepostas, que já haviam sido mencionadas pelo geólogo José Vieira da Rosa, em 1918. O local é, na verdade, parte de um calendário astronômico conhecido como “rede de consciência crística”.

Conforme o IMMA, é por esta rede que “transita nos veios energéticos do planeta a consciência de todas as vidas”. Estes locais teriam sido demarcados com pedras há milhares de anos, formando espécies de alteres. O nome dólmen, inclusive, significa “mesa de pedra”.

Continua depois da publicidade

As pedras funcionam como observatórios. São três: uma onde o Sol se alinha no Solstício de Verão, outra nos Equinócios de Outono e Primavera, e a terceira no Solstício de Inverno.

Como chegar ao Dólmen da Oração

A trilha guiada para chegar ao Dólmen começa na Barra da Lagoa, na sede do IMMA, na rua Laurindo José de Souza. Optando por esse caminho, é preciso pagar R$ 20 por pessoa para a trilha guiada, que vai até o dólmen.

Veja fotos do local

Leia também

FOTOS: O passado tranquilo de Governador Celso Ramos em 10 imagens antigas

Conheça 7 trilhas em Florianópolis, das mais fáceis às de nível “hard”

Quem é o engenheiro que largou trabalho formal para cuidar de 400 cães em SC: “Doei minha vida”