Às margens da SC-401, a rodovia estadual mais movimentada de Santa Catarina, está Ratones, bairro localizado no Norte de Florianópolis, onde as paisagens de praia são trocadas pela vida do campo. Lá, além da mudança de cenário, os moradores também experimentam um estilo de vida diferente da urbanização de uma Capital.  

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Este é o caso do Divo da Silva. Considerado um dos moradores mais antigos da região, ele chegou em Ratones no fim dos anos 60 para trabalhar na roça, conheceu a sua atual esposa, criou os filhos e nunca mais foi embora. 

— Hoje eu tenho 15 netos e quatro bisnetos. Não tem como reclamar da vida, só tem que ter alegria —  diz o morador. 

FOTOS: Lenda sobre bruxas explica o nascimento do menor bairro do continente de Florianópolis

Continua depois da publicidade

É no quintal de casa que seu Divo consegue quase toda a alimentação da família. Parte da colheita de alimentos, como feijão, pitaya, laranja e cebola, é vendida para a comunidade.  

— Quando a gente precisa de uma fruta, de uma verdura, é só pular a cerca. Nem preciso ir no sacolão, só ir do lado de casa que o pai planta — conta o filho de Divo, Tomaz Divo da Silva, marceneiro e também morador de Ratones. 

A tranquilidade e o silêncio fazem parte da rotina dos moradores do bairro, que é conhecido por manter suas raízes rurais. Quem vive por lá, encontra todos os dias um caminho com paisagens naturais, que resistem ao tempo e à urbanização.

Passarela de Ratones, em Florianópolis, é liberada após obras de melhorias

Para seu Divo, não há dinheiro no mundo que compre a paz e a tranquilidade do terreno em que mora. 

Continua depois da publicidade

—  Ratones faz parte da minha vida. Se chegar um cara aqui e falar: “eu te dou R$ 1 bilhão para ter o terreno aqui de vocês, se tu vai sair daí”, não vendo não —  finaliza. 

Veja as fotos

Norte da Ilha: mar quente, água calma e destino dos argentinos 

Ratones faz parte da região Norte de Florianópolis. O local é conhecido por ter praias com um mar mais calmo e quente. No verão, se torna o destino principal dos argentinos. 

Hotéis do Norte de Florianópolis esperam lotação de 40% de turistas argentinos no verão

Quem passa por Canasvieiras se depara com uma outra cidade pela quantidade de comércios, hotéis, pousadas e restaurantes. Jurerê também está na rota dos turistas. Assim como a “vizinha”, a areia agora está mais larga e cabe mais gente — seja do lado tradicional ou internacional.

Continua depois da publicidade

Construída há mais de 300 anos, a fortaleza São José da Ponta Grossa dá nome à Praia do Forte, uma área reservada, distante da agitação da vizinhança. 

Outra joia do Norte de Florianópolis é Santo Antônio de Lisboa: um bairro charmoso que respira cultura açoriana. A igreja feita no século XVIII é destaque na arquitetura local. O local também é famoso por ter o pôr do sol mais bonito de Florianópolis. 

Confira as fotos do alargamento da Praia de Jurerê

Leia mais

Voo mostra as mudanças da área central de Florianópolis 351 anos após fundação

Jornal do Almoço exibe série de reportagens para celebrar o aniversário de Florianópolis

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis no passado

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade