Quem passa pelo município de Morro Grande, no Sul de Santa Catarina, pode se deparar com túneis cavados por preguiças e tatus gigantes há 10 mil anos, na última Era do Gelo. A estrutura é conhecida como “paleotocas” e começou a ser estudada em 2017, por um grupo de paleontólogos no Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Pelo menos 30 paleotocas foram descobertas na região dos cânions no Sul do país, reconhecido pela Unesco como um geoparque de importância mundial. Os animais responsáveis pela escavação dos túneis eram preguiças pré-históricas “do tamanho de um elefante” e algumas espécies de tatu que chegavam a ter “o tamanho de um Fusca”, dizem especialistas. 

Conforme Luiz Carlos Weinschütz, paleontólogo da Universidade do Contestado, a estrutura pode medir mais de 100 metros de extensão. 

— Esses animais viveram de dois milhões de anos atrás até há 10 mil anos e acabaram sendo extintos — diz. 

Continua depois da publicidade

Segundo os pesquisadores da Universidade do Contestado, com o fim da Era do Gelo, os animais não se adaptaram às mudanças ambientais e isso causou a extinção dos bichos. Eles eram animais da chamada “megafauna” e deixaram nas tocas as marcas que contam essa história.

— Os estudos são muitos, os resultados são empolgantes e, como isso aqui é um parque de diversão para qualquer paleontólogo, temos altas expectativas para os próximos resultados — diz João Henrique Ricetti. 

Confira as fotos

*Sob supervisão de Diane Ziemann

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Confira opções para aproveitar Florianópolis nos dias de chuva

SC registra 19 mortes por afogamento em 15 dias; veja números