Um casal de aposentados de Urupema, na Serra de Santa Catarina, adotou duas ovelhas e as vestiu com cachecol e touca por conta do frio que vem assolando a região nos últimos dias. Nesta terça-feira (2), a temperatura chegou a -4,18ºC. As informações são do g1 SC.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com os nomes de Pacha e Mama, as ovelhas têm cerca de quatro meses e moram em um chalé na cidade que é reconhecida como a capital nacional do frio. Os nomes dos animais, quando juntos, dão origem à palavra “Pachamama”, que significa Mãe Terra em quíchua, idioma dos Incas.

O casal, Ivanir e Edson Koerich, adotou as ovelhas há cerca de dois meses. Mesmo com a proteção natural da pelagem contra o frio, os dois resolveram adicionar uma proteção extra: roupas que foram produzidas por Ivanir.

— Nós adotamos as duas mascotes aqui para interagir e passar o dia. No fim, elas que fizeram sucesso com as roupinhas. O que eu faço? A minha filha cresceu e eu faço esses lacinhos. Todo o dia a gente troca, todo dia botando roupinhas novas nelas, penteando e elas amam, são super carinhosas — contou.

Continua depois da publicidade

As ovelhas viralizaram nas redes sociais do chalé Refúgio das Águas, que é abastecido pelo casal. Além das roupas, os dois publicam o dia a dia dos animais.

Veja as fotos de Pacha e Mama


De acordo com o professor do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Guilherme Renzo Rocha Brito, a lã grossa e a pele das ovelhas já as protegem do frio e umidade nos dias mais gelados, como os registrados na Serra.

— A lã é um casaco natural delas, é uma estratégia comum de termorregulação. Estruturas que mantém um colchão de ar entre o corpo e o ambiente externo, como o ar é bom isolante (a transferência de temperatura é mais demorada), vários animais que precisam manter calor tiveram estruturas semelhantes selecionadas — esclarece.

Continua depois da publicidade

Temperaturas congelantes

As mínimas da Serra no sábado (29) e domingo (30) foram justamente em Urupema, que registrou -3,72ºC e -7,2ºC, respectivamente. Já na segunda-feira (1º), o Bom Jardim da Serra foi quem registrou a menor temperatura, com -6,6ºC.

Na segunda-feira, mais de 40 cidades do Estado amanheceram com temperaturas abaixo de 0ºC.

Confira fotos do amanhecer gelado em Urupema

Leia também

Cidades de SC registram temperaturas negativas pelo quarto dia seguido

Fábrica de chocolate em SC é a única do Brasil na lista dos melhores passeios de família no mundo