O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (SSCMJ), localizado em Içara, no Sul de Santa Catarina, foi reconhecido como Basílica Menor pelo Vaticano nesta segunda-feira (20). Esse é o maior título de reconhecimento que uma igreja fora de Roma pode receber, e só é concedido pelo Papa.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O anúncio oficial foi feito com a presença do bispo Dom Jacinto Inacio Flach. Com o título, o Santuário será a primeira Basílica de Santa Catarina, a sexta na região Sul do Brasil e a 80ª no Brasil.

A cerimônia de elevação está marcada para o dia 14 de setembro, quando haverá uma Santa Missa de celebração. A data escolhida marca o Dia da Exaltação da Santa Cruz.

Construída em um terreno de mais de 13 hectares, o Santuário de Içara é a segunda maior igreja de Santa Catarina. Os fiéis podem conhecer, além da igreja, praças, caminhos e um conjunto arquitetônico que é marcado pela beleza.

Continua depois da publicidade

Veja fotos do Santuário de Içara


Entenda o que é Basílica

A Igreja Católica reconhece dois tipos de Basílicas. Há as maiores, que são apenas quatro, todas localizadas no Vaticano e as menores, que estão espalhadas pelo mundo, incluindo 80 no Brasil e agora uma em Santa Catarina.

Por isso, “Basílica Menor” é o maior reconhecimento que uma igreja fora de Roma pode receber. Segundo a Diocese de Criciúma, o título expressa uma proximidade ainda maior com o magistério da Igreja Católica.

Leia mais

Papa concede título de Basílica Menor a santuário de SC pela primeira vez

FOTOS: Produtor colhe pitaya gigante no interior de SC

Menina de 8 anos comemora fim da radioterapia vestida de princesa em SC