A Cinoterapia é a terapia realizada com cães para tratar pacientes de diversos problemas, geralmente associados à saúde mental. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a Guarda Municipal (GMC) realiza essa atividade juntamente com profissionais da saúde no Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick – CAPP. Além dos cães da GMC, a equipe de Cinoterapia conta com profissionais de fisioterapia, psicologia e educação-física.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O coordenador da Guarda Municipal, Roger Lima, conta que a terapia realizada com os cães em Chapecó tem o objetivo de trabalhar tanto o psicológico quanto as funções motoras de crianças autistas e com deficiência. Ele explica:

— Aplicando a Cinoterapia em crianças autistas por exemplo, que tem dificuldades para interagir com outras pessoas, nós vemos bons resultados de interação com os cães. Nós usamos os cães para passeios e atividades lúdicas.

Além disso, a terapia com cães pode proporcionar uma variedade de benefícios adicionais para as crianças. Os resultados esperados incluem o auxílio na regulação do comportamento, no fortalecimento da autoestima, no aprimoramento da cognição e na abordagem de questões tanto físicas quanto emocionais.

Continua depois da publicidade

Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, Luiz Stobe, as atividades foram iniciadas na cidade há dois anos, sendo realizadas exclusivamente nas tardes de quinta-feira no CAPP. No entanto, devido ao aumento da demanda, agora elas também são oferecidas nas manhãs de quarta-feira no Parque da Efapi (Exposição/Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó).

— A duração da atividade é de 30 a 40 minutos por dia, e durante esse período, as crianças são encorajadas a interagir com os cães, passear com eles e tocá-los, tudo sob a supervisão de instrutores treinados e com o apoio da equipe pedagógica do CAPP — diz Stobe.

Veja as fotos da Cinoterapia em Chapecó

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

VÍDEO: Cachorrinho passeia em ônibus em Criciúma e viraliza

Creche de cães de SC tem ônibus “escãolar” para transportar os pets; confira