Uma pequena cidade no Extremo Sul de Santa Catarina, com cerca de 5,3 mil habitantes (IBGE 2022), guarda um paraíso em meio às serras. Por isso, há quase 20 anos, Timbé do Sul recebeu o título de “Capital Catarinense das Montanhas e das Águas Cristalinas” em lei estadual.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O município é como um refúgio para quem busca tranquilidade e contato direto com paisagens naturais. Ao mesmo tempo, também é destino para aqueles que preferem se aventurar e gostam de praticar esportes radicais.

O que fazer quando visitar Nova Veneza, a cidade mais italiana de Santa Catarina

Timbé do Sul, assim como outras cidades catarinenses na divisa com o Rio Grande do Sul, fica próximo aos parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. É lá que estão os famosos e gigantescos cânions Itaimbezinho e Fortaleza.

Continua depois da publicidade

O que fazer em Timbé do Sul

Os parques nacionais são uma das atrações que mais recebem turistas. Isso porque esses lugares contam com trilhas desafiadoras localizadas entre os gigantescos paredões. Além disso, quem visita Timbé do Sul também pode conhecer a Serra da Rocinha.

As águas cristalinas representam uma característica marcante do município. Por isso, cascatas, cachoeiras e piscinas naturais costumam atrair muitos visitantes. A Cachoeira da Cortina é uma das mais famosas, com águas que descem como “véu” sobre as pedras.

Quanto à gastronomia de Timbé do Sul, a culinária é bastante influenciada por imigrantes, como os italianos. A cidade conta com restaurantes, churrascarias e lanchonetes. Cabanas, chalés e pousadas são opções de hospedagens para turistas.

Veja fotos de Timbé do Sul

Continua depois da publicidade

Leia mais

Imagens históricas mostram o legado da imigração italiana em Criciúma

Destinos e atrações “escondidas” para conhecer no Sul de SC