Lages respirou esporte e emoção na noite desta quarta-feira (17), durante a cerimônia oficial de abertura da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). O evento, realizado no Centroserra Convention Center, marcou a estreia da cidade como sede da competição, que acontece até o próximo domingo (21).
Continua depois da publicidade
Prefeita Carmen Zanotto e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, receberam delegações de 74 municípios, autoridades estaduais, entre elas o governador Jorginho Mello, e lideranças esportivas.
— Nestes dias, 74 municípios trazem suas experiências e lutas para o Parajasc. É nosso dever, enquanto poder público, investir recursos e melhorar os equipamentos esportivos e acessos, viabilizando a inclusão, destacando os atletas de alto rendimento e compreendendo suas dificuldades — destacou a prefeita.
Veja fotos da cerimônia
Emoção e símbolos culturais
A cerimônia teve apresentações culturais, momentos de emoção e símbolos universais do esporte. Delegações foram apresentadas com as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina, da Fesporte e do Parajasc.
Continua depois da publicidade
O Hino Nacional foi interpretado pela aluna da Apae de Lages, Giovana de Oliveira Carvalho, acompanhada pelo músico-terapeuta Evandro Marcio Souza, ambos autistas.
Outros alunos da Apae encantaram o público com apresentações artísticas, e o músico lageano Adriano Posai interpretou “Princesa da Serra”, canção considerada patrimônio cultural imaterial da cidade.
Revezamento da tocha
O ápice da cerimônia foi o revezamento da tocha, que percorreu cidades catarinenses e pontos turísticos de Lages antes de chegar simbolicamente ao Centroserra. A paratleta Ana Elisa da Rosa Agostini teve a missão de acender a pira.
Audiodescrição em tempo real
Para assegurar acessibilidade, o evento contou com audiodescrição em tempo real, tanto das falas das autoridades quanto da programação. A sonorização foi controlada para não ultrapassar 95 decibéis, respeitando pessoas com sensibilidade auditiva. O público ainda teve à disposição abafadores de ruído e fones para deficientes visuais acompanharem a descrição em tempo real.
Continua depois da publicidade
Leia também
Parajasc começa em Lages com histórias de determinação e amor ao esporte













