O alerta da Defesa Civil sobre alto risco de ocorrências associadas aos vendavais no litoral sul se confirmou na tarde desta quinta-feira (24). As ocorrências mais registradas foram de destelhamentos e quedas de árvores, deixando parte da população sem energia. O temporal com fortes ventos afetou várias cidades da região.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Na região Sul catarinense, cerca de 800 unidades consumidoras tiveram interrupções devido aos raios e quedas de vegetação sobre a rede elétrica. Às 18h30, 100% das casas já estavam com a energia restabelecida.

Na região de Tubarão, por volta de 10 mil unidades consumidoras foram afetadas. Às 17h, aproximadamente 7,5 mil permaneciam sem energia, baixando para 3 mil por volta das 18h30. A expectativa é que a normalização ocorra ao longo desta sexta-feira (25).

Tubarão

Foram registrados danos de pequeno porte em várias partes do município. Conforme a Defesa Civil, a cidade registrou ventos de até 72,7 km/h. De acordo com a prefeitura, a principal ocorrência foi o destelhamento da cobertura do segundo piso e pequenas avarias no primeiro andar do Centro de Educação Infantil (CEI) Chapeuzinho Vermelho, no bairro Monte Castelo. A unidade escolar foi parcialmente interditada.

Continua depois da publicidade

O fenômeno causou a queda de algumas árvores na localidade da Madre e bairros Oficinas e Fábio Silva. A queda parcial de alguns postes na região do bairro São Cristóvão, e a queda de um muro de uma empresa sobre alguns carros, também foram flagrados.

Parte do telhado da Igreja Matriz de Oficinas também foi danificado. Além do recolhimento de algumas árvores, também foi feito o corte de galhos no Centro da cidade que apresentavam situação de risco e poderiam causar algum incidente posteriormente.

Veja fotos dos estragos no Sul catarinense

Jaguaruna

No município, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que houveram quedas de árvores e fios de energia no Km 351 da BR-101 sentido sul, levando à interdição de pista. Os bombeiros e a concessionária CCR Via Costeira aguardaram a liberação da Celesc para o corte da energia e posterior remoção da árvore e a faixa da esquerda foi liberada às 17h10.

Continua depois da publicidade

Foram registrados também danos na estrutura da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Osny Pereira, com queda de telhado, forro e outras partes da estrutura.

Criciúma

Na cidade de Criciúma, conforme o monitoramento da Defesa Civil, os ventos chegaram a 54,4 km/h. Foram registradas quedas de árvores em via pública sem vítimas no Bairro da Juventude e no Universitário. Uma estrutura montada para o evento Torresmofest, no Parque das Nações, teve prejuízo com algumas barracas, mas conforme o organizador do evento, o local já foi remontado.

Urussanga

De acordo com a Defesa Civil, no município o principal dano registrado foi a queda do telhado do colégio municipal Rosalino Damiani, no bairro Bel Recanto, que passava por reformas.

Morro da Fumaça

A prefeitura da cidade informou que em decorrência do temporal, a Escola Biázio Maragno, situada no Distrito de Estação Cocal, teve parte do telhado danificado. Cinco salas de aula e a secretaria da unidade de ensino ficaram alagadas. A equipe de obras do município e o serviço de zeladoria estão realizando os reparos e a limpeza para que as aulas possam ser mantidas nesta sexta-feira (25).

Continua depois da publicidade

Forquilhinha

Por conta das fortes rajadas de vento, cerca de 2.400 unidades consumidoras da Cooperativa Pioneira de Eletrificação (Coopera) ficaram sem fornecimento de energia elétrica em Forquilhinha. Equipes já estão mobilizadas para restabelecer o serviço. A interrupção afetou todo o interior da cidade e parte da região central.

Rajadas de vento

As cidades que registraram os ventos de maior velocidade nesta tarde foram Laguna com 100,8km/h, Siderópolis com 78,3 km/h, Tubarão com 72,7 km/h, Araranguá 65,9 km/h, Imbituba 63 km/h e Criciúma com ventos de 54,4 km/h.

Araranguá, Laguna, Siderópolis e Imbituba não registraram grandes danos até o presente momento.

A reportagem entrou em contato com as Defesas Civis dos outros municípios do Sul, mas não havia informações sobre estragos até a última atualização desta publicação.

Leia mais

Forte temporal atinge SC e deixa moradores sem água e sem luz

Vento forte derruba árvore no Centro de Jaraguá do Sul nesta quinta-feira