O calor que tem acompanhado os catarinenses nas últimas semanas pode até ser amado por uns, mas certamente não agrada todo mundo. A boa notícia é que o próprio Estado guarda destinos mais “refrescantes”, mesmo em tempo de onda de calor, para fugir das altas temperaturas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Para quem mora na região de Florianópolis, é possível escapar do calorão ao subir a Serra catarinense. Ao longo da rodovia BR-282, que conecta a Grande Florianópolis ao Oeste, turistas podem encontrar alguns refúgios de natureza preservada e temperaturas mais amenas a uma distância não tão grande.

Veja fotos dos destinos para fugir do calor em SC

Rancho Queimado

A cidade de Rancho Queimado, a 68 quilômetros de Florianópolis, guarda paisagens serranas e influência da colonização alemã. Conhecida como Capital Catarinense do Morango, o município tem passeios como o Mirante Alto da Boa Vista, um posto de gasolina Texaco dos anos 1960, opções de gastronomia tropeira, cascatas e igrejas.

Continua depois da publicidade

São Bonifácio

A pequena cidade a 83 quilômetros de Florianópolis é apelidada de “Capital das Cachoeiras em Santa Catarina”. Entre as cachoeiras imperdíveis estão a Cachoeira Dona Bebê, a Cachoeira do Sony, Cachoeira do Cedro, Cachoeira do Wendolino e outras. Ainda, o turismo religioso está presente na cidade, com a visita a diferentes igrejas e a Gruta Bom Pastor.

Urubici

Tesouro da Serra catarinense e considerada a cidade mais acolhedora do país, Urubici fica a 174 quilômetros da capital Florianópolis e é a “queridinha” para quem quer fugir do calor e buscar um refúgio nas montanhas. Entre os passeios mais procurados estão a visita ao Morro da Igreja, a Cascata Véu da Noiva, o Cânion do Espraiado e o Parque Altos da Serra do Corvo Branco.

Alfredo Wagner

Um paraíso na Serra catarinense, Alfredo Wagner, a 113 quilômetros de Florianópolis, guarda opções de aventura para toda a família. A principal atração são os Soldados de Sebold, uma formação rochosa em cima das montanhas que lembra quatro soldados enfileirados. Ainda há opções de passeios em trilhas, cânion, cascatas, grutas e cachoeiras, assim como o Parque aquático Salto das Águas, que funciona na temporada de verão.

Bom Retiro

Bom Retiro tem se consolidado como um destino de inverno catarinense, a uma distância de 138 quilômetros de Florianópolis. Além das belezas naturais e ecoturismo, há atrações religiosas e culturais, como cachoeiras, cânions, santuários, mirantes e vinícolas. A cidade tem se destacado também com o crescimento de pousadas e cabanas aconchegantes para curtir a Serra.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC tem novo alerta de “perigo potencial” por conta de onda de calor; veja até quando vai

O paraíso escondido da Serra de SC que impressiona com penhascos pontiagudos