Os municípios do Sul de Santa Catarina registraram, desde a última quinta-feira (11), alguns dos maiores volumes de chuva acumulados no Estado. Em quatro dias, a Defesa Civil registrou 399 milímetros de precipitação em Garopaba e 346 milímetros em Praia Grande. Quatro pessoas ficaram desalojadas, duas em Imbituba e outras duas em Tubarão.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em Garopaba, há registros de ruas e residências com alagamentos, vias com inundações, deslizamentos de pedras, terra e buracos formados devido ao acúmulo de chuvas, segundo a Defesa Civil. Algumas áreas de risco foram isoladas. O Ginásio Municipal foi disponibilizado como abrigo, mas ninguém procurou o local até o momento.

Na noite de sábado (13), pai e filha foram resgatados após a caminhonete em que eles estavam ser arrastada pela correnteza do rio próximo à Cachoeira Encantada, em Garopaba. Ambos conseguiram sair do veículo, que já estava parcialmente submerso, e foram retirados do local por policiais militares.

Em Imbituba, ruas e residências estão alagadas. Além disso, duas pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas pelas autoridades a um local seguro. Por dificuldades de acesso, a coleta de lixo está prejudicada em localidades como Arroio, Alto Arroio e Ibiraquera (Praia do Rosa).

Continua depois da publicidade

Na Região Carbonífera, houve um pequeno deslizamento em Criciúma, sem outros danos materiais ou feridos. Em Nova Veneza, um tablado de uma ponte de madeira foi carregado pela enxurrada na localidade de Sanga Curta.

Aulas canceladas

Por conta do alto volume de chuvas que deixou ruas alagadas, as aulas foram suspensas na rede municipal de Imbituba na manhã desta segunda-feira (15). Isso porque o transporte escolar teria dificuldade de passar pelas vias.

O município de Garopaba também cancelou as aulas em toda rede pública nesta manhã. Em caso de dúvida, a orientação é que pais ou responsáveis pelos estudantes entrem em contato com a equipe de direção da instituição escolar.

Veja como ficaram as cidades por conta das chuvas

Continua depois da publicidade

Leia também

Palhoça registra cerca de 500 mm de chuva, quatro vezes mais do que o esperado para abril

Com ruas submersas e alagamentos, Paulo Lopes cancela serviços e aulas nesta segunda-feira