A chuva que não dá trégua no Oeste de Santa Catarina desde o fim de semana tem gerado transtornos na região. Uma das cidades mais afetadas é Xanxerê, onde uma família ficou ilhada durante a madrugada desta terça-feira (27) e uma rodovia de acesso ficou alagada durante a manhã. Além disso, pelo menos quatro bairros sofrem com inundações.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O primeiro alerta foi emitido por volta da 1h. Devido a chuva intensa e concentrada em curto espaço de tempo, os bairros Centro, Dos Esportes, Nossa Senhora de Lourdes e Vila União ficaram alagados.
Empresário é preso por suspeita de suborno para ganhar licitação em obra de prefeitura em SC
Em Nossa Senhora de Lourdes, bombeiros e agentes da Defesa Civil atuaram no resgate de uma mulher, o esposo e o filho, que ficaram presos dentro de casa cercados pela água. O Km 499 da BR-282 ficou alagado e o trânsito precisou ser desviado por policiais rodoviários.
Continua depois da publicidade
Nas últimas horas, o órgão de monitoramento registrou um acumulado de 40 milímetros de chuva em menos de uma hora. Nas últimas seis horas, foram 71.4mm de água. Pelo menos 200 pessoas foram afetadas e cerca de 50 casas, além de comércios da região central, foram inundados.
Confira imagens da chuva em Xanxerê
Alerta de chuva
Na segunda-feira (26), a Defesa Civil já havia emitido um alerta avisando sobre a possibilidade de raios, vento e possíveis alagamentos acompanhados de enxurrada no Estado, principalmente entre o grande Oeste e parte dos planaltos.
Conforme o órgão de monitoramento, o tempo mudou por conta da aproximação de uma frente fria combinada com uma área de baixa pressão que favorece a ocorrência de temporais isolados.
Continua depois da publicidade
Recomendações
Caso se inicie um temporal, a Defesa Civil recomenda que se evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite-se, também, atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros.
Em áreas com risco de deslizamentos, é preciso ficar atento a inclinação de postes e árvores, qualquer movimento de terra ou rochas próximo de casa e aparecimento de rachaduras em muros e paredes.
Leia mais
Temporal deixa SC em alerta para risco de raios, alagamentos e enxurrada
Homem em “saidinha” temporária volta à prisão após invadir casa e violentar mulher em SC
SC lança programa para ser referência em tratamento de doença rara que gera bolhas pelo corpo