As fortes chuvas que afetam Santa Catarina derrubaram dez pontes, deixaram quatro famílias ilhadas e 12 desalojadas em Tangará, no Oeste do Estado. De acordo com a Defesa Civil, o município recebeu 170 milímetros de chuva desde quarta-feira (4), o maior volume acumulado até o momento. A prefeitura decretou situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
No total, são 5 mil pessoas afetadas pela chuva em Tangará até o momento. O número refere-se à estimativa da população que ficou isolada em suas comunidades ou bairros por conta da inundação dos rios, queda de barreiras, queda de pontes e pontilhões, deslizamentos e inundações.
Entre elas, dez precisaram de apoio do município, 12 moradores estão desalojados, com perda de materiais, e quatro famílias estão ilhadas. Segundo a Defesa Civil, elas estão bem e sendo amparadas pelo município.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Continua depois da publicidade
Na manhã desta quinta-feira (5), o prefeito Aldair Biasiolo e a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Lurdes Zanella, percorreram o interior do município para um levantamento dos estragos causados pelas chuvas desta semana.
A Administração Municipal e a Defesa Civil decretaram situação de emergência e devem encaminhar nos próximos dias projetos para os governos estadual e federal em busca de recursos para a reconstrução.
Veja as fotos:
Chuvas em SC
A chuva intensa dessa semana já afetou ao menos 60 municípios catarinenses e causou a morte de uma pessoa. Dezoito municípios decretaram situação de emergência:
Continua depois da publicidade
- Aurora;
- Brunópolis;
- Campo Alegre;
- Canoinhas;
- Corupá;
- Curitibanos;
- Erval Velho;
- Frei Rogério;
- Jaborá;
- Ibiam;
- Itaiópolis;
- Laurentino;
- Mafra;
- Monte Carlo;
- Papanduva;
- Presidente Getúlio;
- Tangará;
- São Bento do Sul.
A previsão de mais chuva para o final de semana deixa o Estado em alerta.
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Leia também
Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico
Novo alerta da Defesa Civil mostra SC em risco máximo para enchente, temporais e deslizamentos