Mais de um século depois, a história da imigração italiana permanece viva no Sul de Santa Catarina, através da arquitetura ítalo-brasileira, em especial, nas casas de pedra.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nova Veneza, uma das cidades com maior presença italiana do Estado, conta com três edificações construídas basicamente de pedra e barro, há mais de 120 anos, por Luiz Bratti. As casas demoraram ao menos uma década para ficarem prontas.
Segundo a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), cada unidade representa um espaço: o sobrado residencial, a cozinha ou a cantina e o estábulo. A estrutura é feita de pedras irregulares sem argamassa e possuem um tom similar à ferrugem.
Pedágio fica mais barato no trecho Sul da BR-101 a partir desta quinta-feira
Continua depois da publicidade
Atualmente, o conjunto faz parte do Patrimônio Histórico Nacional e do Patrimônio Arquitetônico do Estado de Santa Catarina. Cuidadosamente preservada ao longo dos anos, as Casas de Pedra de Nova Veneza recebem visitantes nos fins de semana e feriados.
Edificações similares também estão presentes em outro município da mesma região: Pedras Grandes. A Casa Centenária de Pedra e a Casa Strauss foram construídas em alvenaria, que mistura pedra e tijolos. As duas foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado, em 1998.
Veja fotos das edificações
Leia também
Lagoa do Peri, em Florianópolis, ganha estátua que celebra o fim da extinção do bugio-ruivo
Continua depois da publicidade
Roberto Carlos confirma show na Grande Florianópolis; veja como comprar ingressos