Carros, motos, caminhões, bicicletas e até tratores abandonados há anos no pátio da Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) vão virar lixo reciclável. Desde a manhã desta terça-feira (16), os veículos sendo separados, amassados e serão revendidos pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC). São automóveis apreendidos ou com pendências judiciais que não têm mais valor econômico por causa da deterioração e podem servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Inicialmente, a prefeitura de Blumenau divulgou que cerca de mil automóveis seriam retirados na Operação Limpa Pátio, mas novos números apontam para aproximadamente 2,5 mil. O trabalho no terreno às margens da Rua Dr. Pedro Zimmermann, na Itoupavazinha, deve durar entre 15 e 30 dias. Conforme apurou o jornalista Felipe Sales, da NSC TV, os carros serão desmontados, cortados e amassados. Aí vão pra reciclagem. As borrachas dos pneus, por exemplo, podem virar asfalto.

Algumas peças em condições de reuso vão abastecer o mercado automotivo interno. Outras serão picotadas e vão para exportação, segundo informou o Detran-SC.

Essa ação tem sido feita em várias cidades de Santa Catarina desde fevereiro e foi anunciada em meio a essa alta de casos de dengue. Muitos dos veículos acabam acumulando água e se tornam potenciais criadouros do Aedes aegypti. A solução paliativa vinha sendo fazer fumacê no pátio, mas a prefeitura diz que a solução definitiva era mesmo a remoção dos automóveis.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos carros que virarão sucata

Leia mais

Marcado julgamento do assassino de vendedor de paçoca que chocou Blumenau

Moradora de Blumenau é alvo da PF em nova operação contra ataques do 8 de janeiro

“Vacilo” de bandidos ajuda polícia a desvendar sequestro relâmpago em Balneário Camboriú