Os girassóis são um dos cartões postais da pequena cidade de Pedras Grandes, de pouco mais de 4,2 mil habitantes, no Sul de Santa Catarina. O campo que fica ao redor da histórica Casa dos Arcos, às margens da SC-390, voltou a florescer e atrair turistas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com o secretário de Turismo do município e pesquisador de imigração italiana, Júlio Cancellier, desta vez a plantação está maior que na temporada passada. O campo tem quatro mil metros quadrados e apresenta 30 mil girassóis.
— O ciclo de vida de um girassol é de um ano, e após a floração, a planta seca e não produz mais. O movimento de girassóis virar para o sol, chamado de heliotropismo, só ocorre na fase de crescimento da planta. Quando florescem, eles param de se mexer. O girassol gira para o leste durante a noite, para esperar o sol nascer — explica Júlio.
Assista ao campo de girassóis no Sul de SC
Continua depois da publicidade
As flores foram semeadas pela primeira vez em 2023, desde então o local tem se tornado um ponto de visitação na cidade. Porém, de acordo com o secretário, se engana quem pensa que os girassóis são o único ponto turístico da cidade.
— Pedras Grandes foi a primeira colônia de imigrantes italianos no sul do estado, fundada em 1877. A Casa dos Arcos, construída nessa época e tombada como patrimônio histórico, é um importante exemplar da arquitetura da imigração — conta.
Além dos girassóis e da Casa dos Arcos, o campo conta com outros atrativos. No local encontram-se algumas construções feitas com material reciclado e aço da histórica ponte Hercílio Luz, como a réplica em tamanho real do 14 Bis, de Santos Dumont, uma pirâmide de 14 metros e uma cúpula geodésica.
Próximo às construções ainda se encontra um lago artificial que pode ser atravessado em uma passarela feita com o mesmo material da ponte.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do campo de girassóis
Leia mais
Filme produzido em Santa Catarina estreia em outubro no Sul do Estado
O que o casamento da Princesa Isabel tem a ver com pequena cidade de SC