Pacientes em tratamento de câncer no Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), em Florianópolis, puderam contar com a atenção de uma equipe de saúde reforçada neste sábado (25). O local recebeu a visita dos “terapeutas” Barthô, Beta e Glória, um trio de cachorros que levou alegria aos leitos do hospital.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A atividade faz parte do serviço de terapia ocupacional da unidade e já é recorrente desde 2016, período em que mais de 1,5 mil pacientes foram visitados por cães. Os animais estiveram acompanhados dos tutores, em parceira com a Associação Patas do Bem, entidade que treina e acompanha as duplas.
— A rotina em um hospital oncológico pode ser bastante pesada, mas a chegada dos animais quebra esse clima e permite um momento de alegria e descontração para todos — explica a terapeuta ocupacional do Cepon, Gabriela Bubniak, conforme divulgado pelo governo de Santa Catarina.
— A ação melhora aspectos biopsicossociais, diminui os impactos negativos do tratamento oncológico e otimiza o atendimento aos pacientes e acompanhantes — acrescenta a especialista.
Continua depois da publicidade
As visitas dos cães são quinzenais e aos sábados. Além de treiná-los, a Patas do Bem também garante a higiene dos animais. Já o Cepon define quem pode ser visitado, de modo a privar da ação os pacientes imunodeprimidos, com doenças infectocontagiosas e outros fatores que podem trazer risco à segurança.
— Os cães passam por um protocolo de higienização antes, durante e após a atividade hospitalar, sempre pensando na saúde e bem-estar dos pets e dos assistidos [pacientes], além de estarem com a saúde sempre em dia [vacinas, vermífugos e antipulga] — diz Fabíola Provensi, coordenadora do Patas do Bem no Cepon, também segundo divulgou o governo estadual, à frente do hospital.
A visita mais recente ainda foi alusiva ao Novembro Azul, de conscientização pela prevenção e diagnóstico do câncer de próstata. Em outubro, o trio de cães também esteve no hospital, mas com adornos na cor rosa, em lembrança à campanha de combate ao câncer de mama.
Veja fotos dos cães “terapeutas” em hospital de SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
Mortes por câncer de próstata aumentam em SC; saiba quando buscar ajuda
Hospital Celso Ramos fecha emergência por uma semana em Florianópolis