Uma cachorrinha fantasiada de bailarina visitou pacientes e funcionários da Unimed, em Joinville, na terça-feira (13) de Carnaval. Laila, uma golden retriever, é treinada e faz visitas em instituições de saúde, contribuindo para a adesão ao tratamento e bem-estar do ambiente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O animal, inclusive, é conhecido nas redes sociais pelas visitas que faz a lares de idosos e hospitais. Essa atividade é conhecida como “bichoterapia”, nome dado à terapia com animais — uma forma de diminuir a sensação de solidão que muitos pacientes sentem durante a hospitalização, além de reduzir sintomas de ansiedade e depressão.
Na Unimed, Laila usou crachá de “colaboradora” e passou pelos setores de ambulatório e internação, além de dar uma passadinha no administrativo. Esta, aliás, não é a primeira vez que a instituição recebe um cachorro na sua rotina. A visita de animais costuma ocorrer na unidade como maneira de transformar a rotina de trabalho e de hospitalização, e para incentivar a arrecadação de tampinhas plásticas que são revertidas em prol da causa animal.
Mas a presença de animais no ambiente hospitalar exige cuidados que devem ser atendidos para a realização dessas ações, alerta o hospital, como a higienização completa do pet antes da visita e treinamento intenso para garantir o comportamento tranquilo do animal.
Continua depois da publicidade
Veja fotos da visita
Leia também
Plano de Joinville contra dengue tem previsão de central de hidratação
Hercílio Luz x Nação: horário, onde assistir e possíveis escalações
“Frutas e espigas de milho”: Como empresária de SC encontrada no RS sobreviveu 13 dias na mata