Um bebê de baleia-franca foi encontrado morto na areia da Praia da Joaquina, em Florianópolis, no amanhecer deste segunda-feira (14). Conforme a associação R3 Animal, ele “tem poucos dias de vida” e pode ter se perdido da mãe. O motivo da morte e o tempo exato do acontecimento ainda serão investigados.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O corpo da baleia será enterrado na praia com o auxílio de um trator. O procedimento deve demorar cerca de três horas, segundo a organização. O local do enterro não será sinalizado para preservar a carcaça do animal.
Veja fotos
O que é a R3 Animal
A R3 Animal, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), faz o atendimento veterinário dos animais encontrados vivos e a necropsia dos achados mortos. O objetivo do projeto é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos.
Continua depois da publicidade
O que fazer ao encontrar um animal marinho morto ou debilitado
- Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue para 0800 642 3341
- Mantenha distância e ajude a isolar a área
- Evite contato desses mamíferos ou outros animais silvestres com bichos de estimação, pois eles podem transmitir doença entre si. Os cachorros também podem atacar o animal
- Evite tirar fotos com o uso de flash, nem forneça alimentos ou force o animal a entrar na água
Leia também
Mais de 90% dos animais marinhos encontrados em praias de Florianópolis estavam mortos