Com vista para o cartão postal de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, o bar Pico do Mané se estabeleceu como um ponto turístico dentro do Morro do Mocotó, uma das comunidades mais tradicionais no centro da cidade. O estabelecimento foi criado em 2022, no quintal da casa da avó de Karen Caroline Borges, de 29 anos, e já recebeu turistas dos Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Argentina, que vão ao local em busca de uma boa caipirinha e comidas tradicionais brasileiras. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Antes de se tornar um ponto turístico, o estabelecimento era uma mercearia, criado pela vontade de Tiago Borges, de 34 anos, mudar de hábitos após passar seis anos preso pelo crime de tráfico. Na época, ele pediu ajuda para a sua irmã, Karen, que acreditou no sonho do irmão e aceitou ser a sócia do local. Hoje eles contam com uma equipe de sete pessoas preparadas para atender a comunidade e os turistas. 

Veja as fotos do Pico do Mané

Continua depois da publicidade

— Ele [Tiago] chegou em mim e falou: “eu perdi toda a infância da minha filha e preciso trabalhar”. Ele fez três entrevistas de emprego e não conseguiu nenhum trabalho. Um amigo chegou e falou: “ó, tem um freezer lá em casa parado e tu pode vender uns peixes congelados, dá para fazer alguma coisa”  — conta Karen. 

Com o freezer, Karen e Tiago compraram peixes e R$ 300 de refrigerante, no fiado, para dar início à mercearia. Os irmãos também adquiriram uma máquina de fazer frango assado, mas interromperam as vendas.

Cervejaria famosa abre bar em local com vista deslumbrante em Florianópolis

— A gente andava o morro inteiro a pé entregando os frangos. Era bem trabalhoso. Assim ficamos, continuamos com fé. Começamos a botar um pouco de música e cervejas porque o nosso foco realmente era muito aqueles bares do Rio de Janeiro — diz. 

Em janeiro de 2024 a mercearia se tornou o “Pico do Mané”, um bar com música, comidas, bebidas e que busca transformar a comunidade em um atrativo turístico, como é conhecido atualmente. A transformação aconteceu aos poucos e contou com a ajuda de Ivo Pires, do grupo Noma, que abriu portas para a chegada de fornecedores e parceiros, como as marcas Red Bull e o Aperol. 

Continua depois da publicidade

Ponto turístico de Florianópolis 

Conhecido por ter uma das vistas mais bonitas de Florianópolis, atualmente, a grande parte do público do Pico do Mané é de fora do Morro do Mocotó, como conta Karen. 

— A gente recebe bastante gente de fora.  Estamos com uma parceria com um rapaz que faz turismo. Recebemos o pessoal da Alemanha, dos Estados Unidos, de Buenos Aires. Recebemos também pessoas de Portugal. A mulher dos Estados Unidos, inclusive, a primeira vez que ela tomou caipirinha foi no Pico do Mané. 

Em um ano, o bar passou de quase 4 mil seguidores na conta do Instagram, para mais de 21 mil. Para Karen, os números mostram que sonhos podem ser realizados e que é possível quebrar os paradigmas envolvendo a comunidade. A meta agora é transformar o Pico do Mané, de fato, em um ponto turístico de Florianópolis. 

— Tem muita coisa boa na comunidade. Também tem muita coisa cultural, tem uns grupos de dança afro que são muito lindos. As crianças têm muito talento. Mas hoje nosso maior desafio é essa questão da segurança. […]  O acesso é muito fácil, é muito tranquilo. Para a gente é mais fácil. Só que pra galera que não é acostumada a subir em comunidade, tem muito receio. 

Continua depois da publicidade

Atualmente, o bar funciona todos os dias das 13h à 1h e conta com música ao vivo, cervejas, drinks, porções de batata frita, pasteis e outras variedades de comidas com o “especial da casa”. 

O Pico do Mané está localizado na rua Professor Anibal Nunes Pires, no Morro do Mocotó, no Centro de Florianópolis. O acesso pode ser feito através de ônibus, com a linha Morro da Queimada, ou de carro. Não há estacionamento no local. 

— O Pico do Mané surgiu da questão de acreditar.  Tiago acreditou que era possível mudar de vida e eu acreditei nele. A gente não quer deixar isso morrer. Temos muito orgulho de tudo isso. A gente sabe que são realidades. É uma verdade que não é algo muito bonito de se contar, mas é algo que foi transformador. Hoje muita gente consegue conhecer a comunidade através dessa história. 

Serviço

  • O que: Bar Pico do Mané
  • Onde: Rua Professor Anibal Nunes Pires, 870, Florianópolis
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 13h à 1h
  • Não há estacionamento

Continua depois da publicidade

Leia mais

Brasil fecha 2024 com número recorde de empregos com carteira assinada

Vovó argentina vira celebridade em Florianópolis após viralizar provando caipirinha