Uma baleia de 12,3 metros morreu após encalhar em São Francisco do Sul. A carcaça encalhou na praia do Itaguaçu e foi removida na terça-feira (3).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com informação do Projeto de Monitoramento (PMP) de Praias da Univille, o animal é da espécie Balaenoptera brydei e estava se deslocando sentido Norte, da Prainha em direção a Itaguaçu. A baleia já estava em avançado estado de decomposição. 

Foi necessário mobilizar um maquinário para retirar o animal da praia. 

Continua depois da publicidade

Este é o primeiro caso de uma baleia encalhada entre os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá.

Segunda baleia morta na mesma semana

Este foi o segundo caso de baleia morta encalhada em praias catarinenses nesta semana. Na segunda-feira (2), uma cachalote fêmea com cerca de 11 metros, da espécie Physeter macrocephallus, morreu após encalhar na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis.

O encalhe ocorreu no domingo (1º) e, segundo a associação R3 Animal, pode se tratar de uma mesma baleia que chegou a encalhar e voltar ao mar na praia de Jurerê, no Norte de Florianópolis, no sábado (30), o que já seria um indicativo de que ela não estava bem. Esse animal não costuma ser visto próximo da costa, já que é uma baleia de alto-mar e de mergulho profundo.

Leia também

Polícia apreende 100 garrafas de vinho do Chile e Argentina em rodovia de SC

Carro com carga de maconha foge da polícia e causa acidente na BR-101 em Joinville

Entenda como dois cães ganharam na Justiça indenização após serem baleados em SC