As ruas do Bairro Menino Deus, em Porto Alegre, voltaram a ficar alagadas após as chuvas retornarem ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23). Além desse, outros seis bairros da capital gaúcha também registraram novas enchentes. As informações são do g1

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Cidade Baixa, Centro, Jardim Itu, Praia de Belas, Ipanema e Cavalhada são outros bairros de Porto Alegre que voltaram a registrar alagamentos devido as chuvas que atingem Porto Alegre desde a madrugada desta quinta-feira.

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), uma das estações de bombeamento está funcionando com a capacidade reduzida no bairro Menino Deus. No início do mês, o local chegou a ser evacuado devido a alagamentos na região. O nível do Guaíba também aumentou durante a madrugada. 

Veja as fotos

Continua depois da publicidade

Nível do Guaíba volta a subir 

O nível do Guaíba voltou a subir na madrugada desta quinta-feira (23) e está em 3metros 95 centímetros no Cais Mauá. A última medição foi feita às 5h15min. De acordo com informações da Rede Hidrometeorológica Nacional, quatro horas antes, o rio estava em 3 metros e 82 centímetros.

Na terça-feira (21), o lago mediu menos de quatro metros pela primeira vez em 20 dias. O pico foi atingido no dia 5 de maio, quando o nível do Guaíba alcançou 5,35 metros. Ele passou dos quatro metros dois dias antes: no dia 2, estava em 3,67 metros, e na tarde do dia 3 chegou a 4,58 metros.

Uma projeção feita pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS ao ZGH na segunda-feira (20), estima que o nível do Guaíba permaneça acima da cota da inundação (acima dos três metros) até o início de junho. No melhor cenário, especialistas citam que ficará abaixo do nível em 3 de junho.

Chuvas no Rio Grande do Sul

A governo do Rio Grande do Sul divulgou os nomes das pessoas que morreram em decorrência das chuvas no Estado. Até a manhã desta quinta-feira, foram registrados 163 óbitos confirmados até agora. O Estado registra outras 72 pessoas desaparecidas e 806 feridos.

Continua depois da publicidade

No total, 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Desse número, 65.762 pessoas em abrigos pessoas estão em abrigos e 581.643 desalojados desalojados e foram para as casas de familiares ou amigos. Dos 497 municípios gaúchos, 468 relataram problemas relacionados ao temporal.

Leia mais

Cavalo Caramelo, resgatado no RS, ganha “novo corte de cabelo” durante tratamento em hospital 

Batalhão de SC constrói nova ponte flutuante após enchentes no RS: “Trabalhamos 24h por dia”

FOTOS: SC preserva espécie rara de tartaruga que era usada para fabricar joias no passado