Quatro aves foram libertadas nesta terça-feira (24) no Praia do Moçambique, em Florianópolis após serem resgatadas e reabilitadas. Uma fragata e três gaivotas foram devolvidas para o habitat natural. Fotos mostram a soltura, que ocorreu no aniversário de 15 anos do Parque Estadual do Rio Vermelho, no Norte da Ilha.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a r3 Animal, grupo de reabilitação de Animais Marinhos, a fragata (foto de capa) é um macho, que foi resgatado no dia 6 de abril.
A veterinária Daphne Wrobel Goldberg, contou que o animal apresentava placas acinzentadas em cavidade oral, presença de ectoparasitas e estava hipotérmico. Além disso, foi diagnosticada uma lesão conhecida como pododermatite.
— Inicialmente, o animal foi mantido sob aquecimento até a estabilização da temperatura corporal. Após alguns dias, ave foi transferida para um recinto externo com acesso ao sol — explica Daphne.
Continua depois da publicidade
Ela recebeu os primeiros socorros na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, e passou pelo processo de estabilização até que foi transferida para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis, no dia 12 de maio.
Uma das gaivotas foi resgatada pelo próprio r3 Animal, na praia dos Ingleses. A segunda foi encontrada na Praia do Rosa pelo Instituto Australis e a terceira pela equipe da Udesc, em Itapirubá. Elas foram resgatadas um mês antes da soltura e também tiverama saúde estabilizada antes de virem para Florianópolis.
As duas últimas foram tratadas na Unidade de Estabilização da Udesc em Laguna antes de serem transferidas para o CePRAM. As ações de resgate, reabilitação e soltura foram feitas através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Assista à soltura da fragata
Veja fotos da soltura
Leia também
“Shurastey or Shuraigow?”: acidente nos EUA mata jovem de SC e cachorro que viajavam de Fusca
Continua depois da publicidade