Muitos alemães ainda não conhecem a nossa Oktoberfest Blumenau. E ficam surpresos ao saber que na Vila Germânica os pavilhões são liberados para dançar, puxar trenzinho e fazer algazarras descontraídas. Em Munique, a festa é para se curtir sentado. Subir nos bancos é até permitido, mas deixar as mesas com o canecão de chope em mãos, nem pensar. É proibido.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre a Oktoberfest Blumenau 2023

Além disso, os espaços para sentar são disputadíssimos. Tem quem reserve com muita antecedência e, dependendo do pavilhão, o valor para 10 pessoas pode chegar a mil euros — pouco mais de R$ 5 mil na cotação atual. O catarinense Vinícius Raulino, de Florianópolis, não tem toda essa bolada para gastar e dá a dica: se quer curtir a Oktoberfest de Munique sem passar sufoco, tem que chegar cedo:

— Isso traz uma tranquilidade para quem está passeando. Principalmente para quem vem com família, porque não tem aquele risco de encontrar alguém bêbado, derramar o chope, quebrar o copo e toda aquela confusão. Então quem quer vir para beber cerveja, vem para dentro das tendas, e quem quer aproveitar só para se divertir, ir aos parques, acaba ficando do lado de fora sem nenhum estresse.

Para quem quer beber, tem um momento sagrado repetido a cada 15 minutos pelas bandas — e muito familiar para nós em Blumenau: o Ein Prosit.

Continua depois da publicidade

Leia também: Quem são as 10 finalistas no concurso de rainha da Oktoberfest Blumenau 2024

Calorão e segurança

Do lado de fora, também há semelhanças entre as Oktobers de Munique e de Blumenau. As famosas tiarinhas são disputadas. Traje típico tem aos montes e na Alemanha ele se chama Trach. Como na Bavária a relação com a história dos antepassados é mais próxima, tem quem use isso a favor na hora de escolher a roupa

Leia mais: Oktoberfest de Munique 2023 começa com multidão e “sotaque” de Blumenau

Em Munique, o calorão também vira desafio. Parece Blumenau, com termômetros perto dos 30°C. Passeando, sente-se que é uma festa segura, com as pessoas usando celular para lá e para cá sem muito receio. Até caixas eletrônicos sem nenhuma proteção estão espalhados pelo parque. Na Oktober alemã, vale lembrar, tudo só pode ser pago com dinheiro físico e as pessoas sacam e contam as notas no meio da multidão sem qualquer problema.

Já em Blumenau, o pagamento dentro da Vila Germânica só é feito pelo Oktober Karte, o cartão de pagamento semelhante ao débito que é válido dentro dos setores.

Parque de diversões

Outra semelhança com Blumenau em Munique é o parque de diversões. Mas a proposta é completamente diferente entre uma e outra. Os brinquedos na festa alemã são para aquelas pessoas fãs de aventura. São radicais — mesmo —, em estruturas cinematográficas que ficam ainda mais bonitas à noite, com um cenário iluminado. Os ingressos custam 8 euros, o equivalente a pouco mais de 40 reais.

Continua depois da publicidade

Leia também: Quanto vai custar o chope na Oktoberfest Blumenau 2023

Será que dá para pensar em algo assim em Blumenau? Da Alemanha, o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel, diz que não.

— São totalmente diferentes. Acho que a Oktober daqui [da Alemanha] tem um modelo, que é um modelo consagrado, porém totalmente diferente do nosso [em Blumenau] em vários sentidos, em várias questões. Para nós, por exemplo, é muito importante dançar, beber em pé. Enfim, são tantas diferenças que talvez esse modelo de Munique não se aplique a Blumenau. Mas, são festas grandiosas.

Veja fotos da Oktoberfest de Munique 2023

Parque de diversão mais radical, trajes tradicionais à venda e foliões sentados para poder beber aquele chopinho gostoso. Confira algumas imagens exclusivas da Oktoberfest de Munique aos olhos de Felipe Sales, enviado especial da NSC à Alemanha.

Leia mais:

Ambev confirma quatro marcas, oito estilos de cerveja e nove rótulos na Oktoberfest 2023

VoxxClub volta à Oktoberfest Blumenau em 2023