O verão já começou, e com ele, a “invasão” de turistas na Grande Florianópolis. Para quem não abre mão de frequentar as praias da região mesmo nos períodos mais cheios do ano, o NSC Total preparou uma lista com cinco praias “escondidas” para fugir das mais populares neste verão.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Lagoinha do Leste (Florianópolis)

A Praia da Lagoinha do Leste fica em Florianópolis, no Sul da Ilha de Santa Catarina, e só é acessível por barco ou por uma caminhada de cerca de uma hora por uma trilha de 2,2 quilômetros a partir da Praia do Pântano do Sul.

Continua depois da publicidade

Ilha do Campeche (Florianópolis)

A Ilha do Campeche está aberta à visitação controlada e é uma das principais atrações para ecoturismo e viagens de aventura em Florianópolis.

A ilha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem águas claras e calmas, perfeitas para prática de mergulho com snorkel. Além disso, possui algumas trilhas que passam por morros cobertos de Mata Atlântica e sítios arqueológicos para visitação.

Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Ilha do Campeche.

Ponta dos Ganchos (Governador Celso Ramos)

Ponta dos Ganchos é uma península praticamente privativa, onde está um resort com o mesmo nome. Mas também há um acesso público, bem em frente à escola Aderbal Ramos da Silva. De lá é possível ver uma escada, e a placa que indica o acesso livre à praia.

Praia de Naufragados (Florianópolis)

Localizada mais ao sul na Ilha de Santa Catarina, a Praia de Naufragados é um destino para descansar e se aventurar longe do barulho da cidade. O acesso é feito apenas por barco ou trilha, a partir do ponto final da Caeira do Ribeirão da Ilha.

Continua depois da publicidade

Praia de Ilhéus (Governador Celso Ramos)

Para chegar a Ilhéus, os únicos acessos são através dos costões das praias de Palmas (lado direito) e Sisal (lado esquerdo) ou por trilha quase em frente ao Hotel Fazenda de Palmas, de aproximadamente 45 minutos. A praia é deserta e o mar próprio para surfe.

No entanto, é preciso ter cuidado e optar por ir em momentos de maré mais baixa. Isso porque a praia conta com “piscinas naturais” em meio às pedras, e andar nelas em dias de mar revolto pode ser perigoso.

Praia das Cordas (Governador Celso Ramos)

Pouco explorada pelo turismo, a Praia das Cordas, em Governador Celso Ramos, foi premiada pela primeira vez este ano com o selo internacional Bandeira Azul, um dos mais renomados para áreas costeiras no mundo. 

Continua depois da publicidade

A praia tem águas claras, limpas e “mexidas”, às vezes com condições para a prática de surfe. Ela também é cercada por vegetação nativa, sendo considerada uma boa opção para quem busca relaxar e se desligar da rotina agitada. Na região são encontradas poucas casas de veraneios.

A praia fica localizada no bairro de Armação da Piedade, a 26 quilômetros da BR-101 e o acesso é feito através dos costões da Praia do Defunto pela esquerda ou por uma trilha de 100 metros próximo ao condomínio Recanto das Marés.

Leia também

As praias de Florianópolis que têm a água mais quente

Campeche, Joaquina e Matadeiro: quais as melhores praias de Florianópolis