Você consegue imaginar a Praia Brava, em Itajaí, praticamente no “meio do nada”, com poucas casas ao redor, sem uma rua asfaltada por perto? Quem viveu na cidade na década de 1960 não só pode imaginar como testemunhou esse cenário. Fotos antigas do município mais rico de Santa Catarina mostram uma Itajaí totalmente diferente do que é atualmente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Itajaí e região por WhatsApp

Com 163 anos de história, Itajaí, uma cidade portuária, foi se modernizando com o passar do tempo. As ruas de barro deram lugar às lajotas e, mais tarde, ao asfalto. Casas luxuosas e prédios substituem o que antes eram imóveis simples ou apenas mato à beira-mar ou até mesmo à beira-rio.

Itajaí é a 5ª cidade mais populosa de Santa Catarina e a mais rica do Estado, já que dados recentes evidenciam que o Produto Interno Bruto (PIB) de Itajaí alcançou históricos R$ 47 bilhões, ultrapassando os R$ 45 bilhões de Joinville. Assim, além de ser a catarinense com o maior PIB, a cidade entrou para a lista dos 25 municípios brasileiros que concentram um terço da economia do país.

Segundo os dados do IBGE de 2022, são 264 mil habitantes, 44% a mais em relação ao último censo, feito há 12 anos. Dona do maior porto pesqueiro do país e do segundo maior em movimentação de contêineres, o município também é considerado a Capital Nacional da Pesca e recebe eventos mundiais, caso da The Ocean Race, maior regata do mundo que passa pela cidade.

Continua depois da publicidade

Como Itajaí ultrapassou Joinville e se tornou a maior economia de SC

Veja fotos de como era Itajaí antigamente

Leia mais

Laços e fatos: a vida do historiador que marcou a Educação de Itajaí