Símbolo de desenvolvimento do Vale do Itajaí, a Estrada de Ferro Santa Catarina foi uma ferrovia em atividade por 62 anos em Blumenau e região. Construída com tecnologia alemã — a única no Brasil nesses moldes —, a estrutura que chegou a ter 180 quilômetros de extensão operou de 1909 até 1971, quando o asfalto e os caminhões se tornaram o estopim para a desativação dos trilhos. Foi naquela época, mais de 50 anos atrás, que os trens viraram sucata — literalmente — e a história da EFSC teve um ponto final.
Continua depois da publicidade
— Nos anos 1970 desativaram a ferrovia por causa da precariedade dela, mas essa precariedade foi motivada pela falta de investimento, já que o foco do governo estava no asfalto. Gradativamente o caminhão tomou o posto do trem — disse o historiador Luiz Carlos Henkels ao Jornal de Santa Catarina, em uma reportagem publicada em 2016.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O projeto ambicioso da Estrada de Ferro era de que ela fosse do Porto de Itajaí até a Argentina. Isso nunca aconteceu, é verdade. Inaugurada em 1909 ligando Blumenau ao Warnow, em Indaial, ela foi crescendo ao longo dos anos. Chegou até Agrolândia, no Alto Vale, passando por Trombudo Central, Agronômica, Rio do Sul, Lontras, Ibirama, Apiúna (na época chamada de “Subida”), Ascurra, Indaial, Blumenau, Gaspar, Ilhota e, finalmente, em Itajaí.
Tantos anos fizeram com que os moradores de Blumenau e região criassem uma história afetiva com a EFSC. Até hoje há quem se lembre dos apitos do trem passando pelas cidades, apesar de que o que restam são poucas estruturas antigas e, até, abandonadas. A última das estações, por exemplo, que ficava na localidade de São João, em Agrolândia, hoje é uma grande ruína no alto de um morro. Desativada em 1968, três anos antes da Estrada de Ferro toda, ela ainda guarda fragmentos da história — desde o piso ao azulejo, por exemplo.
Continua depois da publicidade
As fotos antigas que você confere abaixo estão compiladas no grupo Antigamente em Blumenau, página dedicada a guardar a memória e trazer curiosidades a respeito da cidade. Confira:
Veja fotos antigas da EFSC
Leia também
Viagem no tempo mostra evolução dos ônibus do transporte coletivo em Blumenau
Quem são todos os prefeitos da história de Blumenau
Fotos revelam como era o Beto Carrero antes de se tornar o 2º maior parque temático do mundo