Antes de ser uma das maiores empresas têxteis da América Latina e ocupar uma fábrica que abriga mais de 3 mil funcionários, a Döhler ficava em uma pequena casa no Centro de Joinville. Quando o negócio surgiu, ainda no século 19, a cidade do Norte de Santa Catarina havia deixado de ser uma vila.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A empresa foi fundada em 1881 por Carl Gottlieb Döhle. Ele trazia a experiência de oficial de tecelagem na Saxônia, onde era proprietário de uma oficina. Pioneiro e empreendedor, ele construiu um tear manual para confeccionar camisas e calças. Foi neste período que as primeiras indústrias têxteis e metalúrgicas começaram a surgir na cidade.

Fotos históricas mostram “construção” da cidade mais antiga de SC

Veja imagens da empresa

Continua depois da publicidade

O dia 6 de dezembro de 1881, data também que Carl completou seus 36 anos, marcou o nascimento da primeira amostra de tecido fabricada pela Döhler. A empresa era pequena, tinha, no máximo, 25 empregados, e o tecido vinha da Inglaterra.

Nos anos seguintes, a evolução continuou. Foram comprados seis teares e uma máquina de estampar automática. Em 1885, a empresa já era a única fornecedora do mercado e contava com 34 mil consumidores, que procuravam a Döhler para compra de roupas do dia a dia, lençóis e toalhas. Com o tempo, além do brim, a Döhler passou a oferecer tecidos mais finos para outros tipos de roupas, lenços e cachecóis. 

Há mais de 60 anos, a Döhler passou a fazer cobertura de colchões e mais tarde entrou para a área de calçados, onde faz tecido para a indústria de calçados, não só como forro, mas com o cabedal completo. Com isso, a empresa se tornou o maior fornecedor de tecido para calçados do país nos anos 1970.

Ao longo dos últimos 142 anos, a Döhler se transformou em uma das principais indústrias têxteis da América Latina. O local onde ficava a primeira fábrica tornou-se a loja da marca, na rua Alexandre Döhler.

Continua depois da publicidade

A produção mudou-se para a rua Arno Waldemar Döhler, na Zona Industrial Norte, e conta com mais de 3 mil colaboradores em uma fábrica de 225 mil m², onde são produzidas 1.400 toneladas de tecidos por mês. 

Leia também

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

“Melhor experiência”: conheça a casa com um dos aluguéis mais caros de Joinville

FOTOS: Conheça os 10 restaurantes de Joinville com as melhores avaliações em aplicativo