Fotos mostram cenários dos tempos em que ferrovias tinham papel de destaque em SC (Foto: Arquivo NSC)
As ferrovias já tiveram um papel importante no transporte de cargas e passageiros em Santa Catarina. Se hoje o assunto é tema de discussões sobre projetos de novas linhas férreas que poderiam ajudar a logística do Estado, em um passado não tão distante as estradas de ferro foram símbolos de desenvolvimento em regiões catarinenses.
Um exemplo disso é a Estrada de Ferro Santa Catarina (EFSC), ferrovia que ficou em atividade por 62 anos na região de Blumenau. No auge do funcionamento, chegou a ter 180 quilômetros de extensão, indo de Itajaí até Agrolândia, no Alto Vale.
O projeto tinha pretensão de ligar o litoral de Santa Catarina à Argentina — mesma ambição de novos projetos atuais ainda em discussão, como a Ferrovia Leste-Oeste. A EFSC foi desativada em 1971, em um contexto de expansão das rodovias e do transporte por automóveis e caminhões.
A ferrovia pioneira no Estado, no entanto, foi a Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, na região de Laguna, no Sul do Estado. A via férrea foi construída para transportar produtos como carvão mineral para os portos de Laguna e Imbituba. O trecho passou por mudanças ao longo do tempo, mas continua ativo. Atualmente é administrado por uma empresa privada, que venceu concessão de 30 anos em 1997.
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Outro trecho ferroviário em atividade no Estado tem trechos no Norte catarinense, de Mafra a São Francisco do Sul, cruzando cidades como Joinville. A linha é gerida por uma empresa privada, a Rumo Logística, maior operadora ferroviária nacional.
Relembre fotos de SC no tempo das ferrovias
Foto de 1965 mostra passagem do trem pela Ponte de Ferro, em Blumenau (Foto: Arquivo Histórico)
Locomotiva numero 331 na estação da Itoupava Seca, em 1965 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Estação da Itoupava Seca em Blumenau na década de 1960 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Locomotiva desativada indo para o sucateamento, em 1973 (Foto: Luiz Carlos Henkels, Arquivo Pessoal)
Montagem da estrutura da Ponte de Ferro, em 1931 (Foto: Roberto Disse, Arquivo Pessoal)
Oficina da EFSC na década de 1950, onde hoje é a prefeitura de Blumenau (Foto: Paulo Roberto Cordeiro Arquivo Pessoal)
Porto de carga e descarga da EFSC em frente ao clube Ipiranga, na Itoupava Seca, provavelmente no ano de 1950 (Foto: Valmira Siemann Arquivo Pessoal)
Primeira Estação da EFSC construída em Blumenau e feita em arquitetura enxaimel, em 1908 (Foto: Acervo de Angelina Wittmann)
Trem de passageiros chegando a Blumenau, em 1936 (Foto: Acervo de Johnny Reich)
Tropas da Revolução de 1930 na EFSC (Foto: Arquivo Histórico)
Última viagem do trem saindo da estação de Indaial, em 1971 (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Estação da Estrada de Ferro Santa Catarina (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Estação em Lontras da EFSC (Foto: Arquivo Histórico de SC)
Estação férrea em Rio do Sul (Foto: Arquivo Histórico de SC)
São João, em Agrolândia, último ponto de parada da linha férrea da EFSC (Foto: Arquivo Histórico)
Estradas de ferro foram marco do desenvolvimento em SC (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)
Construção de estradas de ferro no Estado (Foto: Arquivo Histórico)
Estrada de ferro em Jaraguá do Sul (Foto: Arquivo NSC)
Equipe de serviço da Estrada de Ferro de SC (Foto: Arquivo NSC)
Máquina da Estrada de Ferro Santa Catarina (Foto: Arquivo NSC)
Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, no Sul do Estado (Foto: Arquivo Histórico de SC)