Nas últimas décadas, os hábitos de veraneio em Santa Catarina passaram por transformações. Fotos do século passado mostram como as praias catarinenses evoluíram de pacatos vilarejos de pescadores, na década de 1930, a núcleos turísticos, já por volta de 1980.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

No início do século, as praias catarinenses eram frequentadas majoritariamente pelas comunidades locais. Fotos feitas pela baronesa Edla von Wangheim na década de 1930 mostram, por exemplo, a mulher de um pescador estendendo redes em meio à praia de Canasvieiras, em Florianópolis. Também é possível ver carros de boi circulando pela praia.

Ao longo do tempo, o desenvolvimento da infraestrutura e da rede rodoviária facilitou o deslocamento para as praias. Além disso, com o crescimento da classe média ao longo do século 20, em todo o Brasil, mais pessoas passaram a ter acesso a viagens de lazer. Isso se refletiu na intensificação das atividades de lazer na praia — hoje, os banhistas podem desfrutar de comércio, restaurantes e passeios, por exemplo.

Fotos antigas mostram a Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, antes e depois do aterro

Continua depois da publicidade

Veja fotos antigas do veraneio em SC

Leia também

Fotos antigas mostram como era o Centro de Florianópolis no passado

Fotos antigas mostram como era a Praia da Armação no século passado

Por que Colombo Salles dá nome à ponte de Florianópolis