Um território centenário que durou quase um século pertenceu a Joinville, maior cidade de Santa Catarina em número de habitantes. Guaramirim se emancipou em 1949 e comemora 75 anos nesta quarta-feira (28).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A história da cidade se funde com a de municípios próximos. Historiador no Arquivo Histórico Pastor Wilhelm Lange, Valdinei Deretti explica que o povoamento da região ocorreu em contexto semelhante ao de colônias como Joinville, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Conheça cinco cidades de SC que mais geraram empregos na indústria

— Todas ligadas à política de imigração do governo imperial brasileiro no século 19. A atual Guaramirim fazia parte do dote da princesa Dona Francisca, portanto, terras da colônia que tinham como sede a atual cidade de Joinville — conta.

Continua depois da publicidade

Segundo o historiador, o local onde hoje é o Centro de Guaramirim foi, por muito tempo, conhecido como Bananal e durante muito tempo pertenceu à Colônia Dona Francisca, tendo se tornado distrito da cidade de Joinville em meados de 1919. 

A região se tornou destaque após a inauguração da linha férrea e da estação ferroviária, em 1910. Ainda conforme Deretti, o período moldou o que a cidade se tornou hoje, já que a partir dessa época o desenvolvimento de Guaramirim ficou diretamente relacionado à ferrovia.

— A mudança de nome ocorreu, por decreto, em 1944, onde passou a ser chamado de Guaramirim, mas ainda como distrito de Joinville. A emancipação ocorreu no ano de 1949, depois de disputas políticas na região, tendo Guaramirim como sede e Massaranduba como distrito, além de localidades da atual cidade de Schroeder. Os processos emancipatórios de Massaranduba e de Schroeder ocorrem, respectivamente, em 1961 e 1964, quando Guaramirim passa a ter aproximadamente 268 km² — explica.

Continua depois da publicidade

Outros registros de habitação na terra centenária de Guaramirim

Apesar do povoamento mais intenso de Guaramirim ter iniciado com a imigração, outros povos também habitaram esta terra centenária.

— Com relação a habitação desta região, sabemos, de forma ainda muito superficial, da existência de grupos indígenas que viajavam pelas margens do rio Itapocu e se estabeleciam temporariamente por aqui. Também há indícios, segundo alguns estudos, da presença de colonos brasileiros desde a década de 1850, com a presença de capela e cemitério, mas não necessariamente seria um núcleo grande de povoamento — diz o historiador Valdinei Deretti.

Guaramirim foi formada a partir de diferentes núcleos de povoamento, com forte imigração entre o final do século 19 e início do século 20. Em 1886, uma comunidade religiosa de cerca de 111 pessoas vindas da Alemanha se estabeleceu na região e fundou a comunidade de Brüderthal, atualmente um bairro da cidade de Guaramirim. 

— Ali se encontra uma das edificações mais antigas da cidade, a casa “Analores Jahn”, de 1895, que está em processo de tombamento como patrimônio histórico e cultural pelo Estado de Santa Catarina, além da Igreja dos Imigrantes, nas margens da SC-413. Para a narrativa tradicional e oficial da história da cidade, Brüderthal é considerado o início do povoamento da cidade, que teria, portanto, sua fundação no ano de 1886, dez anos depois da sua vizinha Jaraguá do Sul — comenta.

Continua depois da publicidade

Outro núcleo de povoamento destacado pelo historiador é o da região de Itapocuzinho I, chamado atualmente de bairro Imigrantes, localizado nas margens do rio Itapocuzinho e que faz divisa com o município de Jaraguá do Sul. A região aparece em registros datados de 1887, inclusive com a construção de uma escola quatro anos depois. A localidade ficou marcada por ser o ponto de travessia do rio, que ocorreu primeiro de balsa, depois com a construção de uma ponte, explica.

Guaramirim também foi terra de comunidades batistas de letos e russos fundadas nas localidades de Ponta Comprida e Jacu-açú, em 1900, além do Núcleo Colonial Barão do Rio Branco, uma iniciativa do governo federal para estimular o povoamento da região. Foi fundado em 1913, recebendo imigrantes alemães, poloneses, italianos, russos e brasileiros, inclusive vindos da Guerra do Contestado. A localidade dá lugar hoje ao bairro Rio Branco.

— Como visto, a formação da cidade de Guaramirim ocorre a partir de diversos núcleos de povoamento, com imigrantes de regiões da Europa e do Brasil. E está diretamente relacionada à história da cidade de Joinville do qual fez parte por muito tempo. Apesar da sua pouca idade como município, sua formação ocorre há pelo menos 138 anos — destaca Deretti.

Leia também

“Me humilhava”: SC tem oito denúncias de violência psicológica contra mulheres por dia

Novo ranking aponta cidade de SC como mais segura do Brasil; confira top 10 do Estado

Fotos antigas mostram como começou multinacional de SC conhecida como “fábrica de bilionários”