Com uma população de 214 mil pessoas segundo o IBGE, Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina em número de habitantes. O município começou a ser formado com os imigrantes italianos em 1880. Mas foi no século 20 que a região teve um impulso de desenvolvimento com a exploração do carvão mineral e com as estradas de ferro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Tubarão, hoje com 110 mil habitantes, teve uma trajetória semelhante. No início de sua formação, recebeu muitos imigrantes da Europa, como italianos, alemães e portugueses. A construção da ferrovia Donna Thereza Cristina, existente até os dias atuais, foi outro marco importante no desenvolvimento da cidade.
Quatro roteiros gastronômicos para fazer no Sul de Santa Catarina
Já Araranguá teve seu início marcado por ser a ligação entre o litoral e o planalto, utilizada pelos tropeiros no século 18. Esse caminho fez com que um pequeno povoado surgisse. A cidade cresceu e hoje tem aproximadamente 71 mil habitantes. Até 1926, o território que hoje corresponde a Criciúma pertencia a Araranguá.
Continua depois da publicidade
Fotos antigas de arquivos históricos mostram a construção e desenvolvimento das três maiores cidades do Sul catarinense.