Os 11,4 milhões de habitantes fazem de São Paulo a maior cidade do Brasil — e das Américas, vale destacar. Mas antes da explosão populacional que fez com que a capital paulista passasse o Rio de Janeiro como a com mais habitantes no país (em 1960), o cenário era bem diferente dos dias atuais. As fotos do passado que você confere abaixo, porém, mostram algumas correlações com o presente. Em 1950, por exemplo, a selva de pedra já existia no Centro e em 1970 os carros já tomavam conta das ruas em longos e longos congestionamentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
Veja fotos antigas de São Paulo
Só para se ter ideia do “boom” populacional, a capital paulista nem sequer estava entre as 10 mais populosas do Brasil no Censo Demográfico de 1890. À época, São Paulo tinha somente 64 mil habitantes, menos do que Juiz de Fora (72,4 mil), Recife (111,5 mil) e muito menos do que o Rio de Janeiro, que tinha meio milhão de moradores naquele ano. De lá para cá, porém, o município viu a quantidade de moradores saltar. No Censo de 1900, por exemplo, já eram 240 mil habitantes, um crescimento percentual de 270% — o maior da história.
Evolução populacional de São Paulo por Censo
São Paulo começou a ser colonizada em 1532 quando Martim Afonso de Souza fundou a Vila de São Vicente (hoje Baixada Santista). Em busca de novas pessoas para evangelizar, um grupo de jesuítas desbravou a Serra do Mar e chegou até o Planalto de Piratininga onde fundaram um colégio em 1554, ao redor do qual se iniciou a construção das primeiras casas, dando origem ao povoado de São Paulo de Piratininga.
Nos primórdios, São Paulo vivia da agricultura de subsistência, depois da implantação da lavoura de cana-de-açúcar e também sonhava com a descoberta do ouro e dos metais preciosos. As viagens ao interior do país – Bandeiras – eram expedições organizadas para procurar pedras e metais preciosos nos sertões distantes.
Continua depois da publicidade
De São Paulo, partiam as Bandeiras ao longo de todo século XVIII. A virada aconteceu na passagem para o século 19, quando as plantações de café substituíram as de cana-de-açúcar para ocupar o primeiro plano da economia nacional.
A expansão da cultura do café fez com que as estradas de ferro se multiplicassem. O mesmo período também foi marcado pela vinda de imigrantes em massa para substituir a mão-de-obra nas plantações de café, com o fim da abolição da escravatura em 1888.
A importância de São Paulo na expansão cafeeira e do gado em Minas Gerais fez surgir a conhecida “política do café-com-leite” quando paulistas e mineiros se revezavam na Presidência da República.
São Paulo é um dos estados da região Sudeste e tem por limites Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e o Oceano Atlântico. Possui 645 municípios e sua área total é de 248.219,627 km².
Leia também
Fotos revelam como era o Beto Carrero antes de se tornar o 2º maior parque temático do mundo
Continua depois da publicidade
Como era Balneário Camboriú no passado? Fotos surpreendem ao revelar uma pacata cidade