Indaial é a 24ª cidade mais populosa de Santa Catarina, com pouco mais de 70 mil habitantes, segundo o Censo 2022. Apesar de a emancipação do município ter ocorrido apenas há 90 anos, em 21 de março de 1934, a colonização da região às margens do Itajaí-Açu e do Rio Benedito começou muitas décadas antes, quando os primeiros colonos alemães — e mais tarde os italianos — desembarcaram por lá.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Conhecida como “a terra quente do Verde Vale”, expressão que consta inclusive no hino da cidade, Indaial é para lá de abafada. Cercada por morros, já chegou a registrar uma temperatura máxima de 41,2°C — em fevereiro de 2014. Como se não bastasse o calorão, o município ainda tem uma grande amplitude térmica: a menor temperatura já registrada foi de -1,2°C, em julho de 2000 — com direito até ao registro de neve em julho de 2013. 

Nas fotos antigas que você, leitor, confere abaixo, há uma série de imagens que trarão um sentimento de nostalgia. Há desde registro de fatos importantes, como a Revolução de 1930 e a comemoração do penta da Seleção Brasileira, até coisas que despertam sentimento dos moradores, como a antiga empresa Carlos Schroeder S/A e as atuais Fey e Lorenz. Há, também, cliques históricos de obras em construção, de um veículo de três rodas chamado Tempo Dreirad Hanseat e do centro muito diferente dos dias atuais.

Confira na galeria abaixo e, claro, divirta-se:

Continua depois da publicidade

Fotos revelam passado de simplicidade de Itapema, a nova queridinha do Litoral de SC

Como era Balneário Camboriú no passado? Fotos surpreendem ao revelar uma pacata cidade

Veja fotos do passado de Indaial