Os anos de obras de duplicação na BR-470, entre Navegantes e Indaial, renderam até o momento quase 2 mil resgates e salvamentos de animais. O trabalho é necessário cada vez que há desmatamento ou outra ação para a criação das novas pistas. Assim, a fauna é recolhida e levada para outra vegetação com o objetivo de evitar atropelamentos e garantir a sobrevivência em local adequado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A ação de biólogos e veterinários resultou também em centenas de fotos de animais conhecidos de moradores do Vale do Itajaí ou menos populares, mas a maioria curiosa. Os mais de 1,8 mil resgates evidenciam a diversidade da fauna da região. Entre os mais comuns que foram encontrados estão os anfíbios, com 831 casos e 41 espécies.

No grupo dos répteis foram 546 registros de 28 espécies, a mais comum delas a “cobra-cega”, que foi encontrada mais de 200 vezes. Também houve capturas da serpente mais venenosa do país, a coral.
A equipe que faz esse trabalho é parte do Programa de Proteção à Fauna.

O principal objetivo é justamente salvar esses animais, que recebem atendimento médico se necessário. Os profissionais também aproveitam para catalogar as espécies para fins científicos.

Continua depois da publicidade

O biólogo Marcelo Silva explica que a equipe composta por dois biólogos e um veterinário acompanha os trabalhos de duplicação toda vez que há supressão de solo, recapeamento ou desmatamento. Os animais são levados para vegetações próximas.

Veja alguns animais já resgatados

Leia mais

Vídeo exclusivo de drone mostra BR-470 toda duplicada de Gaspar até a BR-101