Os angolanos vão às urnas nesta quarta-feira (23) para eleger o sucessor do presidente José Eduardo dos Santos, que deixará o cargo após um autoritário governo de 38 anos em um país abalado por uma grave crise econômica.

Continua depois da publicidade

As seções eleitorais abriram às 7h locais (3h, em Brasília). Segundo a Constituição, quem encabeça a lista do partido vencedor é o novo chefe de Estado.

No poder desde a independência de Portugal, obtida em 1975, o Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) é favorito para ganhar mais uma vez e obter a Presidência para o candidato e herdeiro político de Santos, o ex-ministro da Defesa João Lourenço.

Santos, de 74, enfermo, designou Lourenço explicitamente como seu sucessor, durante uma reunião com seus correligionários em Luanda, no último sábado (19). Lourenço, de 64, um burocrata pouco carismático do MPLA, prometeu seguir os passos do padrinho político.

Continua depois da publicidade

“Como diz o nosso lema, vou melhorar o que está bom e corrigir o que está ruim”, declarou à imprensa.

Sua tarefa se anuncia delicada no principal país produtor de petróleo da África Subsaariana, junto com a Nigéria, que atravessa um difícil momento econômico.

Acesse as galerias de fotos de ZH

Tufão na China deixa pelo menos três pessoas mortas

Os vizinhos do parque eólico de Viamão

* AFP