Mais de 36 horas após entrar em situação de enchente, Rio do Sul ainda sofre com a inundação. Fotos aéreas feitas pela prefeitura na tarde desta quinta-feira (5) e também pelo jornalista Felipe Sales, da NSC TV, mostram ruas e casas tomadas pela água. 

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Segundo o governo municipal, 10 dos 25 bairros têm pontos de alagamento. São eles: Taboão, Bela Aliança, Centro, Canoas, Santa Rita, Barragem, Barra do Trombudo, Pamplona, Jardim América e Canta Galo.

A enchente na maior cidade do Alto Vale é confirmada quando o nível do Rio Itajaí-Açu alcança os 7 metros, o que ocorreu à meia-noite de quarta-feira (4). O pico se confirmou às 5h desta quinta (5), ao chegar a 9,74 metros. 

Por cerca de cinco horas, a medição indicava estabilidade. O relógio já marcava 14h quando o cenário começou a indicar redução, com o nível em 9,48 metros. Ainda assim, são dois metros e meio acima da calha do rio, quando a primeira casa é atingida. 

Continua depois da publicidade

O pico de pessoas acolhidas nos nove abrigos municipais abertos pela prefeitura ocorreu às 10h, quando o total de desabrigados chegou a 413. O número de afetados, porém, é muito maior. São cerca de 7 mil moradores

Confira imagens da inundação 

Leia também

> Exército prevê ponte provisória na BR-470 concluída no fim de semana

> VÍDEO: surfista aproveita força da água e faz manobras em rio de SC

> VÍDEO: cemitério desmorona e túmulos caem sobre carros no Sul de SC