Durante três dias, fotógrafos internacionais repassaram seus conhecimentos sobre as técnicas para fotografar casamentos, em Balneário Camboriú. No Wedding Prime, Greg Gibson, Jeff Newson e o casal Bob e Dawn Davis, ministraram aulas teóricas e práticas.

Continua depois da publicidade

Fotojornalista há mais de 20 anos e com dois prêmios Pulitzer de fotografia, em 1992 e 1999, Greg Gibson conta que, diferente da maioria dos fotógrafos, que começa a trabalhar com eventos sociais e depois migra para o Jornalismo, ele fez o caminho inverso e há poucos anos começou a trabalhar com fotografia de casamento. Ele explica que a guinada ocorreu porque queria ficar mais próximo da família.

– Muitas vezes chegava a ficar mais de seis meses longe de casa fazendo uma reportagem – conta ele, que já cobriu de tudo, desde a Guerra do Golfo até a Casa Branca.

Em seu workshop, Greg foi motivador. Ele passou a manhã mostrando fotos do seu trabalho como fotojornalista e explicando o que é ser um fotógrafo. Didático, colocou em tópicos indispensáveis a um profissional da fotografia: ter paixão, sensibilidade, compaixão, paciência, curiosidade, imaginação, instinto, saber observar, pensar e ter tenacidade.

Greg explicou o motivo de estar mostrando todas aquelas imagens em uma palestra sobre fotografia de casamento.

Continua depois da publicidade

– Se vocês não entenderem qual é a do fotojornalismo, vocês não conseguem contar histórias? Fotojornalismo tem a ver com você ser testemunha do que está acontecendo. Existe aquela mania de achar que fotojornalismo são fotos não posadas. A verdade é que o fotojornalismo conta a verdade.

Combinando luz, emoção, interação e um olhar treinado para enxergar o momento decisivo, Greg demonstrou como ótimas imagens de casamento podem ser produzidas em qualquer lugar e como seu trabalho tem impacto na vida de seus clientes.

Dicas para fazer fotos de casamento

– Tire uma foto, depois tire uma melhor

– É preciso errar para acertar

– Capture o momento

– Não fique nervoso, mostre que você está calmo e seguro

– Esteja sempre com a câmera pronta

– Arrisque sempre

– Conheça e converse com o casal que você vai fotografar

– Conquiste a confiança

– Não tenha medo de chegar perto