O que começou com um autorretrato inspirado no livro A Fotografia entre Documento e Arte Contemporânea, de André Rouillé, se expandiu para outras 20 imagens de uma série de trabalhos cujo elemento principal de composição é a luz.
Continua depois da publicidade
As fotos, produzidas pelo fotógrafo Zé Paiva, receberam curadoria de Denise Camargo e podem ser vistas a partir desta quarta-feira, dia 22, na exposição Os Iluminados – Personagens da Ilha de Santa Catarina, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), em Florianópolis.
>>> confira a galeria de fotos
– Esse tipo de iluminação cria um efeito um pouco mágico. Parti da fotografia policial, que é aquela fotografia o mais neutra possível, com luz plana e pose estática, para criar esses retratos em que a luz confere a subjetividade e a gestualidade – explica o fotógrafo.
Continua depois da publicidade
Paiva se refere ao lightpainting, técnica que utiliza uma lanterna para compor uma pintura de luz. Nas fotografias, é como se os retratados – escolhidos pela forte ligação que mantêm com algum aspecto da cultura florianopolitana – fossem observados quase na penumbra, iluminados apenas por um filete que escapa na fresta da janela.
Da luz rarefeita, programada para iluminar pouco, surgem personagens rodeados pelos objetos de seus ofícios: o cesteiro Jaime dos Santos se acomoda em meio a balaios e redes que ele mesmo produz; o pescador e músico Getúlio Manoel Inácio dispõe os instrumentos de seus dois trabalhos – trompete, xilofone e partitura juntam-se a um remo de madeira – no rancho de pesca que também usa para ensinar música.
Para tentar reproduzir o efeito dos rastros de luz na mostra, as fotografias em tamanho 60×90 centímetros serão expostas em caixas de madeira iluminadas pelo processo conhecido como backlight – impressas em material semitransparente, elas receberão a luz por trás, ao contrário da iluminação convencional pela frente do objeto.
Continua depois da publicidade
Durante a exposição, será exibido um vídeo do cineasta Felipe Queriquelli que mostra o making of do trabalho realizado pelo fotógrafo na produção das imagens. No dia 28, terça-feira, Zé Paiva participa de um bate-papo com o público e, no dia 29, ministra workshop gratuito.
Continua depois da publicidade