Florianópolis é muito diferente, e dependendo do ângulo, fica quase irreconhecível vista do céu. O fotógrafo Danísio Silva pode afirmar isto com propriedade. Nos últimos seis meses ele sobrevoou de avião a cidade e fez registros inéditos. As imagens renderam um livro que será lançado neste sábado na Fundação Franklin Cascaes.

Continua depois da publicidade

Veja mais fotos aéreas de Florianópolis

Ele conta que a cidade tem imensos espaços desocupados e é possível notar a insignificância de uma pessoa diante da natureza. Este conceito aparece claro nas fotos de praias com gente caminhando, que parecem pequenas diante do mar.

Danísio acrescenta que é surpreendente ver como existem lagoas praticamente desconhecidas na cidade e assusta o açoreamento existente na mais famosa de todas, a Lagoa da Conceição.

Continua depois da publicidade

Também relata ser visível que no Norte da Ilha há muito mais construções do que no Sul. O Centro é um capítulo à parte. Não segue uma linha arquitetônica nem planejamento, apenas um aglomerado de prédios que parece uma ocupação.

O fotógrafo conta que a ideia nasceu em 2009, na sacada de um hotel em Curitiba que dava de frente para uma praça. Ele gostou do ângulo da vista e quis reproduzir em Florianópolis. Como o Centro da cidade não colaborou, resolveu fazer imagens das fortalezas, praias e mangues da Capital.

As 80 melhores estão no livro que será lançado sábado. Os exemplares não estão a venda porque o projeto foi bancado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e os exemplares serão distribuídos a escolas e bibliotecas da cidade.

Continua depois da publicidade

Serviço

Lançamento: 10 de novembro, às 19h

Local: Fundação Franklin Cascaes

Endereço: Rua Antônio Luz, 260, Centro de Florianópolis.

Preço: gratuito com distribuição para bibliotecas e escolas