A vendedora da loja Ana Spinoza – Tudo Para o Lar, não imaginava que, naquele dia de trabalho, um sujeito de óculos e camiseta preta, empunhando uma câmera fotográfica da década de 1960, pediria para fazer o seu retrato. Diante da proposta, ela posa na porta do estabelecimento, ladeada por panelas metálicas de vários tamanhos e preços.
Continua depois da publicidade
Ela e muitos outros comerciantes agora fazem parte do projeto Retratos do Comércio, do fotógrafo Álvaro de Azevedo Diaz em parceria com o Sesc de Santa Catarina. Desde novembro de 2011, Álvaro percorre cidades catarinenses com uma câmera fotográfica analógica – modelo Rolleiflex 3.5F de 1965 – para retratar personagens do comércio local.
– Esse trabalho recupera uma questão que hoje se perdeu, que é a pose. Tenho que conversar com a pessoa, solicitar a autorização, esperar que ela pose e, só então, tirar a foto – explica o fotógrafo.
Álvaro conta que faz apenas uma foto de cada retratado – já fez mais de 350 fotografias nos 18 municípios catarinenses pelos quais passou. Cada sessão de fotos rende uma exposição de cerca de 12 quadros, com as imagens ampliadas. Em Florianópolis, a mostra abre no dia 19 de novembro (confira o serviço completo no final da página.
Continua depois da publicidade
Até o final de 2013, Álvaro Diaz ainda vai percorrer nove cidades com o Retratos do Comércio: Joinville, Itajaí, Rio do Sul, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma, Laguna, Joaçaba e Chapecó.
Revelação caseira
Além de fotografar, Álvaro também é responsável por fazer a revelação dos filmes. Como o projeto Retratos do Comérico é itinerante, o processo tem que ser rápido e possível de ser realizado em qualquer lugar.
Confira no vídeo como o fotógrafo faz para revelar os filmes:
.
Agende-se
O quê: Exposição de fotografias Retratos do Comércio – etapa Florianópolis
Quando: de 19 a 30 de novembro
Onde: Hall do Sesc Prainha (Travessa Syriaco Altherino, 100, Florianópolis)
Quanto: Gratuito