Uma foto tirada no início da tarde desta terça-feira (29) mostra aglomeração e falta de distanciamento entre as pessoas na recepção do pronto-socorro do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar. A imagem foi feita por volta das 14h pelo pai de uma paciente que aguardava atendimento médico em virtude de sintomas gripais.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Como é possível observar, o espaçamento de um metro e meio recomendado pelas autoridades de saúde para conter a pandemia não é respeitado. Até mesmo as cadeiras demarcadas para que ninguém sente estão ocupadas. De acordo com Moisés Gerônimo, quando ele chegou com a filha o local estava vazio, mas logo encheu.

Os dois estavam lá porque no posto de saúde do bairro onde moram, no Bela Vista, não tinha médico, então foram orientados a procurar o hospital. O pai diz que aquele era o “último lugar que queria ir em tempo de pandemia”, mas foi preciso. Ele se assustou com o que viu, mas pontua que a responsabilidade é coletiva.

— Até pensei em falar para o pessoal fazer distanciamento, mas o espaço é muito pequeno. Aí eu falei para fazer uma fila, colocar cadeiras ali fora, todo mundo sentado, confortável e eles iam chamando. Mas não quiseram acatar — conta Moisés sobre a sugestão que deu aos profissionais do hospital.

Continua depois da publicidade

Para o pai, a responsabilidade da aglomeração flagrada não é só do hospital, mas também é reflexo da falta de bom senso das pessoas em não respeitar as demarcações. A preocupação dele, conforme o número de pessoas aumentava na sala era um só:

— Se cheguei sem Covid, posso pegar aqui.

Covid-19 em Gaspar

Nesta terça-feira (29), Gaspar registrou 44 novos casos de infectados pelo coronavírus, chegando agora a 9.943 pessoas confirmadas com a doença. Gaspar soma 163 vidas perdidas em decorrência da Covid-19 e tem cinco moradores internados. O hospital da cidade conta com 20 leitos de UTI para pacientes com o vírus, dos quais 10 estão ocupados atualmente.

O atendimento de pessoas com sintomas gripais é oferecido no Centro de Triagem no Ginásio João dos Santos, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Contraponto hospital

A assessoria de imprensa do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro reconhece que houve aglomeração por alguns minutos, mas diz que se tratou de uma situação pontual e que existe a possibilidade de as pessoas terem optado por ficar na sala em virtude do frio. Ainda segundo a unidade, uma equipe atua na orientação das pessoas para que as regras sanitárias de combate à Covid-19 sejam respeitadas. Veja abaixo nota do hospital na íntegra:

Continua depois da publicidade

O Hospital de Gaspar atende diariamente em seu Pronto Atendimento adulto e pediátrico cerca de 140 pessoas por dia. Em especial hoje, devido ao frio intenso dos últimos dois dias muitas ocorrências e casos graves chegaram a casa de saúde. Estamos no momento com 7 pacientes graves, aguardando via regulação uma vaga de UTI Geral trazidos via SAMU e Bombeiros, cerca de 20 pacientes em processo medicamentoso nas salas de medicação além dos pacientes pediátricos em atendimento.

Fazemos o possível para evitar aglomeração nas recepções, mas a população precisa se conscientizar, quase sempre são parentes ou acompanhantes aguardando quem está em atendimento. Nossos funcionários pedem gentilmente que aguardem externamente, mas nem sempre são atendidos e se retiram do local, o que dificulta esse controle.

Nossas medidas para combate do covid são realizadas, temos álcool gel, demarcação de cadeiras e distanciamento, mas a conscientização precisa partir da população, pois sem isso as orientações e cuidados ficam difíceis no convívio do dia a dia. Hoje na região somos um Hospital referência, que está em expansão e a comunidade faz parte de todo esse trabalho para juntos conseguimos combater a pandemia.

O Hospital de Gaspar também prepara a ampliação da sua área física. Em seu Plano Diretor, que está em desenvolvimento, há o projeto de um novo Pronto Socorro, com mais espaço e novos ambientes para melhor atender a comunidade.

Continua depois da publicidade

Contraponto prefeitura

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da prefeitura de Gaspar para verificar sobre o apontamento referente à falta de médico no posto de saúde do Bela Vista. Entretanto, não teve retorno até o fechamento desta reportagem.