Um fotógrafo brasileiro de astronomia teve sua foto publicada pela Nasa nesta terça-feira (29), em uma seleção de imagens do dia, feita pela agência espacial. Kiko Fairbairn registrou a conjunção entre Vênus e Marte, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina e região pelo WhatsApp
Os dois planetas foram vistos próximos um do outro em 4 de março. A Nasa explicou o fenômeno: “Quando dois planetas passam pelo céu à noite, eles podem ser vistos geralmente próximos um do outro por uma semana ou mais. Nesta conjunção planetária, Vênus e Marte passaram a uma distância de 4 graus no início deste mês”.
Vênus aparece à esquerda, e Marte à direita.

Ao g1, o artista contou que a imagem foi feita em uma região serrana durante o Carnaval.
Continua depois da publicidade
– Eu sabia que essa conjunção de Vênus com Marte estava acontecendo. Eu dei muita sorte que o tempo na região serrana do Rio durante o Carnaval foi excelente. Foram noites limpíssimas, sem nuvens. Além disso, era um local livre de poluição luminosa – contou o fotógrafo.
> Discos voadores em estádios: casos de aparições durante jogos de futebol
O brasileiro já teve outras imagens publicadas pela Nasa. Em 2016 e em 2018, o fotógrafo também emplacou fotos na agência espacial americana.
– Esperei dar 3h da manhã, que é um horário que eu sabia que Vênus e Marte iriam sair ali do lado leste. Fiz todo um pré-planejamento, montei todos os meus equipamentos. O interessante é que o leste é justamente essa cadeia de montanhas que a gente vê na foto – explicou.
Leia também
Clarão causado por meteoro é visto em MG, GO e no DF; confira vídeo
Suspeita de desvio milionário em hospital público de Itapema provoca operação policial