Antes mesmo que o filme “Ainda Estou Aqui” chegassem aos cinemas brasileiros no dia 7 de novembro de 2024, a história da famíla Paiva tomou conta do país por influência do longa-metragem. Menos de um mês após o lançamento, a atriz Fernanda Torres movimentou as redes ao públicar, nesta segunda-feira (25), uma foto no túmulo de Eunice Paiva, em homenagem a mulher que representou nas telas. A foto foi tirada um ano atrás, quando as gravações do filme foram finalizadas.

Continua depois da publicidade

Além da homenagem explícita da atriz para a mulher que faleceu em 13 de outubro de 2018, a imagem compartilhada por Fernanda Torres mostra uma outra homenagem, mais silenciosa, feita pela equipe do filme “Ainda Estou Aqui”.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

O filme “Ainda Estou Aqui” e a homenagem silenciosa

Com direção de Walter Salles e atuação de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro como a protagonista Eunice Paiva (em momentos diferentes da vida), “Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Eunice e Rubens Beyrodt Paiva.

Além de ser amplamente celebrado pela crítica internacional e ser o representante brasileiro de Filme Internacional no Oscar 2025, o longa-metragem é uma narrativa poderosa sobre a vida de uma família em meio à ditadura militar brasileira. A história tem como ponto central Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, que se torna ativista após o desaparecimento de seu marido, interpretado por Selton Mello.

Continua depois da publicidade

A aceitação do público e repercussão sobre o filme está presente nas redes sociais. Mas, principalmente, nos números de exibição de “Ainda Estou Aqui” nos cinemas. Em apenas 11 dias em cartaz, o filme superou a marca de 1 milhão de espectadores.

Homenagem silenciosa

Apesar da data de lançamento, 7 de novembro, parecer ter sido escolhida de forma aleatória, a foto compartilhada nesta segunda-feira (25), por Fernanda Torres pode indicar uma história diferente. Tirada no fim de novembro de 2023, assim que as gravações de “Ainda Estou Aqui” foram finalizadas, a imagem mostra a atriz ao lado do túmulo de Eunice Paiva.

A lápide branca possui uma foto oval da mulher, o nome “Maria L. Eunice Facciola Paiva”, os dizeres: “Exemplo para a família e para a democracia brasileira”, assim como, as datas de nascimento e morte:

Continua depois da publicidade

★ 7 . 11 . 1929
♱ 13 . 12 . 2018

Nos comentários da públicação, divesos brasileiros compartilharam votos de homenagem em memória à Eunice Paiva. As pessoas também evidenciaram a atuação de Fernanda Torres no papel e, ainda, outros notaram que a data de lançamento do filme — 7 de novembro — é a mesma em que Eunice Paiva nasceu, 95 anos antes.

Leia também

Ainda Estou Aqui: Relembre looks de Fernanda Torres em tapetes vermelhos pelo mundo

Ainda Estou Aqui: tudo sobre o filme aclamado pela crítica

“Ainda Estou Aqui”: Compare elenco com personagens da vida real